São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Governo criou conselho para apurar corrupção

DA REDAÇÃO

A criação da Corregedoria Geral da União foi anunciada por Fernando Henrique Cardoso no dia 2 de abril de 2001 com objetivo de coordenar órgãos federais na investigação de acusações de corrupção feitas contra o governo federal.
O início do ano de 2001 foi difícil para o presidente FHC, que teve de se defender de diversas acusações de corrupção e ver seus índices de aprovação caírem.
A oposição iniciou no Congresso um processo de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as acusações de corrupção feitas por Antonio Carlos Magalhães. FHC, ao anunciar os projetos prioritários para o ano, disse que iria considerar "desleais" aqueles que apoiassem a CPI.
Pesquisa Datafolha, de 25 de março, mostra que 84% dos brasileiros eram a favor da CPI e que 31% consideravam FHC diretamente responsável pela corrupção.
FHC iniciou uma campanha junto com parlamentares para barrar a criação da CPI. As ações anti-corrupção culminam, quando, através da MP 2.143-31, FHC altera a Lei 9.649, criando a Corregedoria Geral da União, com a ministra Anadyr de Mendonça Rodrigues nomeada para a chefia do órgão.



Texto Anterior: Campanha: Ciro acusa governo de "métodos fascistas"
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.