São Paulo, sexta-feira, 03 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudioso da classe média acredita que o movimento não deve durar muito tempo

DA REDAÇÃO

O economista Ricardo Amorim, 38, um dos autores de "Classe Média: Desenvolvimento e Crise" (2006), não crê que o "Cansei" tenha futuro: "A classe média obedece muito a impulsos provenientes da mídia. Ela não tem tradição de mobilização: explode e recua, explode e recua. Ela não quer transformar coisas. Protesta contra algo que não lhe agrada, mas depois volta ao normal".
Segundo Amorim, "economicamente não há motivos" para a percepção negativa que a classe média tem do governo Lula, já que "os anos 90 é que são os maiores causadores do empobrecimento da classe média".
Para o cientista político Fábio Wanderley Reis, 69, professor emérito da UFMG, o "Cansei" reflete as transformações do país: "Esse movimento expressa as conseqüências negativas de um quadro geral de mudanças, de expansão econômica do país, que resultou numa popularização do acesso ao avião e que começa a afetar as classes médias diretamente", em parte porque algumas áreas -como o setor aéreo- não estão sendo bem administradas.
Além disso, ele aponta certo preconceito de classe na iniciativa: "A OAB convive em silêncio com as chacinas na periferia, mas se manifesta quando a criminalidade nos atinge ou os aviões começam a cair". Reis acha difícil, porém, que o movimento tenha êxito: "Em 1964 havia uma situação muito distinta, o quadro era dramaticamente diferente. Agora há só ineficiência de gestão em algumas áreas, mas limitadas".
Já Octaciano Nogueira, cientista político da UNB, critica a reação do presidente da República às críticas: "O Lula é o Luís 14 do século 21: "Não me vaiem porque depois de mim virá a ditadura". Acha que é o único presidente democrata que o Brasil teve. Isso é resultado do ego do presidente. Ele foi a Sergipe e foi vaiado, foi à Paraíba e foi aplaudido. Isso faz parte da vida pública: Getúlio e JK também foram vaiados".


Texto Anterior: Mídia: ONG internacional ataca texto da executiva do PT
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.