São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE painel@uol.com.br

É com essa que eu vou

Na semana em que Lula pediu publicamente aos aliados que "tratem bem" de sua "candidata", o presidente foi mais explícito em encontro reservado. Ali, disse ao interlocutor que o nome do PT em 2010 será Dilma Rousseff e ponto final, jogando água fria na especulação de que o cargo de "coordenador dos programas sociais", a ser criado pelo governo, venha a servir para testar opções como Fernando Haddad (Educação) ou Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
A idéia é começar a construir o nome da ministra da Casa Civil mais abertamente a partir do segundo trimestre de 2009. Se até lá Tarso Genro (Justiça) insistir em torpedear a candidatura da colega, pode acabar "sem ambiente" no governo, diz um auxiliar de Lula.

Resgate. Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) participará de eventos, nos próximos dias, com dois vereadores tucanos até recentemente computados como kassabistas: Netinho e Claudinho.

Multimídia. Marta Suplicy (PT) turbinou seu site com acesso a material de campanha, jingles, ícones de MSN e toque de celular. Ali também foi realizado um fórum de internautas simultaneamente ao debate da Band.

Big Brother Bahia. Com marketing voltado a apresentá-lo como "moderno", ACM Neto (DEM) propôs criar um "Big Brother dos Bairros", espalhando câmeras de TV para aumentar a segurança em Salvador. Foi bombardeado por todos os adversários, que apontaram a inviabilidade econômica da proposta.

Na direção. O ator gaúcho Werner Schunemann, que ganhou fama ao encarnar Bento Gonçalves na minissérie "A Casa das Sete Mulheres", estréia como marqueteiro. É ele quem coordena a propaganda de TV do petista Luiz Eduardo Colombo em Bagé.

0800. O serviço telefônico criado pela CPI das Milícias da Assembléia do Rio recebe, em média, 20 denúncias anônimas por dia, a maioria referente a candidatos com trânsito nos complexos de favelas. Já passam de 500 casos, segundo o presidente da comissão, Marcelo Freixo (PSOL).

É a pesquisa. Segundo levantamento nas mãos de José Roberto Arruda (DEM-DF), ele derrotaria Joaquim Roriz (PMDB) em 2010. Já o vice-governador, Paulo Octávio, aparece com 6%. Esse deve ser o argumento para que Arruda dispute a reeleição, sepultando o acordo pelo qual cederia lugar ao vice.

Bagres. Um ponto a favor da tese governista de que as Farc tentaram, mas não conseguiram acesso ao primeiro escalão lulista é o perfil dos interlocutores descritos nos e-mails dos líderes da guerrilha colombiana. Maria José Maninha, ex-deputada apresentada como alguém que estabeleceria o elo com Marco Aurélio Garcia, foi expulsa do PT no início do primeiro mandato. Hoje está no PSOL.

Multiplicação 1. Ao transformar a pasta da Pesca em ministério, Lula prometeu uma "reforma aquária". A idéia é lotear reservatórios de águas federais, como lagos de hidrelétricas e açudes. O projeto-piloto será lançado em Castanhão, no Ceará, em 20 de agosto, para 650 famílias de pescadores de tilápias.

Multiplicação 2. Lula também negociou com o ministro Altemir Gregolin que cerca de 600 funcionários demitidos no governo Collor e que ganharam o direito de voltar serão incorporados à recém-criada pasta da Pesca.
De cara, Gregolim já tinha recebido mais de 200 vagas.

Cinderela. O jornalista Roberto D'Ávila, namorado da ministra Ellen Gracie Northfleet, chegou à sede do Supremo Tribunal Federal, já no fim do expediente de sexta, segurando um vistoso pacote de presentes de conhecida loja de sapatos de Brasília.


com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"É cortina de fumaça para não discutir o que importa: a abertura dos arquivos da ditadura. Tarso Genro é o ministro dos factóides, lançados à velocidade de um por semana."
Do historiador MARCO ANTONIO VILLA sobre a proposta do titular da Justiça e do secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, de punir quem praticou tortura durante a ditadura militar.

Contraponto

Sucupira gaúcha

Em Caxias do Sul, a campanha foi agitada por controvérsia em torno da retirada de jazigos, sem autorização de familiares, para obra de ampliação do cemitério.
Diante da má repercussão, o prefeito José Ivo Sartori (PMDB), candidato à reeleição, mandou suspender os trabalhos, mas isso não impediu seu principal adversário, Pepe Vargas (PT), de compará-lo a Odorico Paraguaçu, célebre personagem de "O Bem-Amado":
-Só falta mandar prender o Zeca Diabo!-, tripudiou o deputado, referindo-se ao pistoleiro que, na novela, era contratado pelo prefeito para providenciar o defunto necessário à sonhada inauguração do cemitério de Sucupira.


Próximo Texto: Protógenes critica falta de independência da polícia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.