São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASTIDORES

CARA VIRADA

Os presidenciáveis Ciro Gomes (PPS) e José Serra (PSDB), que estavam sentados lado a lado no debate de ontem na TV Record, não se cumprimentaram nem quando foram para seus lugares.

VELHOS AMIGOS

Nelson Biondi, marqueteiro de Serra, chegou ao evento perguntando por Duda Mendonça, publicitário do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos trabalharam juntos para Maluf. "Cadê ele? Estou com saudades", disse Biondi.

SEGURANÇA

Depois do incidente ocorrido na porta da TV Bandeirantes no primeiro debate, quando uma briga entre partidários de Ciro e Serra deixou um militante do PSDB ferido, o esquema de segurança foi reforçado para o evento de ontem. Faziam a segurança no local 150 homens da PM e 32 do GOE.

COMEMORAÇÃO

Quando Ciro Gomes deu início ao embate com José Serra, acusando-o de lhe atacar na propaganda eleitoral na TV sem se identificar, Einhart Jacome da Paz fechou a mão e deu um soco no ar, comemorando.

BOA VIZINHANÇA

No segundo intervalo, o marqueteiro de Lula, Duda Mendonça, e o coordenador do programa de governo do PT, Antônio Palocci Filho, conversaram mais com Garotinho do que com o presidenciável petista. Nos demais intervalos, as equipes de Lula e Garotinho cercaram os candidatos e, descontraídas, batiam papo e davam risadas, enquanto os assessores de Ciro orientavam a conduta do presidenciável.

DIREITO DE RESPOSTA

Einhart e Patrícia protestavam quando Serra ultrapassava o tempo concedido a ele para falar. Quando o tucano disse que Ciro era mentiroso, o publicitário correu até o palco pedindo direito de resposta. A mulher do candidato do PPS estava bastante agitada. Falava ao celular e gesticulava.

REGOZIJO

Enquanto Serra e Ciro trocavam acusações, Lula e Garotinho riam. Quando alguém atacava Serra, Ciro dava risada e concordava com a cabeça. Em uma das vezes em que o tucano pediu direito de resposta, o candidato do PPS disse: "Ele precisa se assumir como candidato do governo para poder defender o governo".

APARIÇÃO

O apresentador da TV Record Raul Gil entrou no intervalo, beijou a mão de Garotinho, acenou para os demais candidatos a presidente e foi conversar com a atriz Patrícia Pillar.

TORCIDA

Antes de ir embora, Patrícia Pillar passou por José Genoino, candidato do PT ao governo de São Paulo e disse: "Estou na torcida". O petista agradeceu: "Obrigado. Sua torcida é muito importante para mim".

TIETAGEM

No final do debate, Lula chamou a filha de Garotinho, Clarissa, e disse: "Faz muito tempo que estou querendo te abraçar e te parabenizar pela ajuda que você está dando na campanha do seu pai". Garotinho, que estava ao lado, brincou: "Lula, ela tinha uma foto sua, mas acho que ela jogou fora". Clarissa retrucou: "Não, eu guardei". Os três deram risada.

ESTRATÉGIA

A estratégia da campanha de Ciro é colocar Serra como o desagregador. Depois do debate, o candidato do PPS caminhou pelo estúdio da emissora, conversou com a mulher de Lula, Marisa, e tirou foto com Garotinho, Clarissa e Patrícia Pillar, atendendo a pedido do presidenciável do PSB.



Texto Anterior: Frio esfria torcidas no lado de fora
Próximo Texto: Grafite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.