São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Saramago, Lula "não é o mesmo"

DA REDAÇÃO

O Prêmio Nobel de Literatura José Saramago afirmou ontem que a trama central de seu livro "O Homem Duplicado" (Companhia das Letras) tem semelhanças com a história do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na narrativa do escritor português, um certo dia, um homem descobre outro que é totalmente idêntico a ele, mas cuja história de vida é bem distinta.
Saramago disse, em entrevista à BBC Brasil, que o Lula que chegou à Presidência "não é exatamente um duplo, mas não é a mesma pessoa". Para ele, "o Lula que conhecíamos" não tomaria uma série de medidas como as que tomou. "Mas a história é que o poder transforma as pessoas."
Segundo o escritor, ele aplaudiu e apoiou a vitória de Lula. "Mas, neste momento, sou bastante crítico, sobretudo com a política econômica, com esse acordo com o FMI que ele aceitou e que tinha uma condição fundamental que é o pagamento da dívida externa. Se isso se converte em prioridade, é claro que os problemas sociais são postos em segundo plano."
Entre as questões que passaram para segundo plano, Saramago cita o programa Fome Zero, a reforma agrária e casos um "pouco obscuros, como o do presidente do Banco Central", Henrique Meirelles, que ganhou status de ministros e foro privilegiado após ser alvo de acusações.
Apesar de comparar Lula com sua obra, Saramago afirmou que "a literatura não tem de ser um panfleto. Se entra por esse caminho, ninguém ganha".


Texto Anterior: Ciro vê "bairrismos e paroquialismos"
Próximo Texto: Sem pressa: Grupo de trabalho do Fome Zero é instalado após 1 ano e 8 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.