São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado de Dantas diz que vai interpelar Felix judicialmente

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

O advogado do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, Nélio Machado, disse ontem que vai interpelar criminalmente o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência, general Jorge Armando Felix, caso ele não retire a acusação que fez de que o grampo no gabinete do presidente do STF teria sido encomendado por Dantas.
Em reuniões realizadas anteontem, no Planalto, o general, segundo relato de presentes, apontou como a principal hipótese para o grampo no gabinete de Gilmar Mendes a de que agentes da Agência Brasileira de Informações teriam sido contratados pelo banqueiro para fazer e divulgar a escuta.
Machado comparou o general Felix ao coronel Job Lorena, que presidiu o inquérito militar sobre o atentado no Riocentro, em 1981. Sem saber como explicar por que uma bomba explodiu num carro onde estavam um sargento e um capitão do Exército, Lorena acusou a esquerda de colocar a bomba.
""Na falta de explicação razoável para o grampo no STF, o general fez uma elucubração fora de propósito, que beira o delírio. De todas as cogitações em desfavor de meu cliente, esta foi a mais absurda. Acho que ele se lembrou dos tempos de exceção. Se pudesse atribuir a bomba do Riocentro a Daniel Dantas, o general o faria", disse.
Sobre a interpelação, ele disse que não abrirá mão de recursos legais na defesa de Dantas e que a "república dos generais" já passou: ""Conheci a república dos generais e a enfrentei como advogado". Ele comparou a Abin ao SNI (Serviço Nacional de Informações) da ditadura.
Para Machado, a hipótese mais provável é a de que o grampo tenha sido feito pela Abin em retaliação por Gilmar Mendes ter mandado soltar Daniel Dantas: ""Ninguém negou até agora que a Abin tenha participado ativamente da investigação da PF que resultou na Operação Satiagraha, que levou Dantas à prisão".


Texto Anterior: Diretor da Abin já trabalhou com Dantas na Brasil Telecom
Próximo Texto: Diretor da PF vai ao STF para apresentar delegados do caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.