São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Após ser intimado pela PF, Protógenes anuncia que vai concorrer pelo PC do B

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O delegado Protógenes Queiroz anunciou ontem sua filiação ao PC do B e a intenção de concorrer a um cargo público em 2010, integrando a base de apoio ao presidente Lula e na esteira da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto.
Antes do ato, em São Paulo, ele recebeu duas intimações da Polícia Federal e acusou a instituição, da qual ainda faz parte, de ter a intenção de constrangê-lo.
Protógenes comandou as investigações da Operação Satiagraha no ano passado, que teve como principal alvo o banqueiro Daniel Dantas. O delegado está sendo investigado em processos administrativos por vazamento de informações sigilosas.
"É um ato do Estado contra um agente público que cumpriu o seu dever", disse Protógenes, que chegou para a entrevista com um livro do poeta revolucionário russo Vladimir Maiakovski (1893-1930) na mão e um broche de Nossa Senhora na lapela do paletó azul marinho.
O presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, afirmou que o partido ainda não decidiu para qual cargo irá lançar Protógenes. "Vamos fazer uma pesquisa de opinião, mas acreditamos que ele irá ajudar a legenda."
Rabelo descartou a possibilidade de o delegado concorrer à Presidência ou ao governo do Estado. É mais provável que ele saia para senador ou deputado federal.
As notificações entregues ao delegado dizem respeito a Satiagraha e à operação que prendeu, em 2007, o deputado federal Paulo Maluf (PP). Esta última investigação foi reaberta em 31 de agosto.
Protógenes teve convites de vários partidos, entre eles do PV e do PSOL, mas afirmou ter se decidido pelo PC do B porque o partido faz parte da base de apoio a Lula.
O delegado admitiu não ter conhecimentos suficientes da doutrina comunista e chegou a errar o nome do partido, chamando-o de PCB -sigla de uma outra agremiação comunista. "Se ser comunista é ser contra corrupção, eu sou comunista."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Petrobras e a Federação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.