São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NO ESCURO

Igreja já afirmou que Lula se consultava com "exus", mas hoje não vê problema em estar com o petista

Universal dá sinal verde para PL apoiar PT

FÁBIO ZANINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O casamento do PL com o PT já conta com o respaldo dos bispos da evangélica Igreja Universal do Reino de Deus.
O primeiro passo para sacramentar a aliança é vencer a resistência da entidade chefiada pelo bispo Edir Macedo, que no passado chegou a dizer que o presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva se consultava com "exus" (orixá do candomblé equivalente ao demônio dos católicos).
Nenhuma decisão no PL é tomada sem o consentimento da Universal e de outras denominações evangélicas que controlam quase metade de sua bancada federal.
"Já decidimos apoiar um candidato de centro-esquerda e não há problema algum em que seja o Lula. Diria inclusive que este é um dos cenários prováveis", disse o coordenador político da Universal e deputado federal do PL-RJ, bispo Carlos Rodrigues. Na semana passada, Lula já declarou que está interessado no apoio e no tempo de TV dos liberais.
O outro caminho que a igreja pode seguir é apoiar o governador do Rio, Anthony Garotinho (PSB), também evangélico. A decisão será tomada depois do Carnaval pelo Conselho de Bispos da Universal, que reúne três representantes por Estado.
"A igreja está dividida meio a meio. O Garotinho é evangélico, seria o nosso candidato do coração. Mas com o Lula teríamos uma oportunidade inédita de dar uma nova cara para o país", disse Rodrigues. A posição é compartilhada por outros líderes da Universal, como o deputado e bispo Wanderval de Jesus (PL-SP).
Em São Paulo, a maioria do diretório inclina-se a apoiar o petista, segundo o secretário-geral, Tarcísio Tadeu.
A relação entre a Universal e o petista tem histórico tumultuado. Na campanha eleitoral de 94, o jornal da igreja, a "Folha Universal", trouxe, em letras vermelhas, a manchete: "Lula apela para o candomblé". No editorial, o bispo Macedo diz que Lula "vai se consultar com exus". Em outras edições naquele ano, o jornal dizia que Lula era o candidato "da marginalidade e do caos".
Para Rodrigues, os incidentes estão superados. "Por ignorância nossa, tivemos posição preconceituosa. Hoje, temos mais informação sobre o Lula e o PT."
A aproximação dos dois partidos vem sendo costurada há cerca de três meses, quando Lula deu uma palestra para deputados do PL. Estima-se que a Universal tenha ao menos 3 milhões de fiéis.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saiba mais: Bancada do PL infla com adesão de evangélicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.