São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARANÁ

Com 90 anos, prefeito mais idoso do país tenta reeleição

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Prefeito mais idoso a ser eleito em 2004, Susumo Itimura (PSDB) tenta agora, aos 90 anos, a reeleição em Uraí, município que fica no norte do Paraná e tem 11 mil habitantes.
O prefeito, que é produtor rural, declarou bens que somam R$ 55 milhões e superam o patrimônio de quase todos os candidatos de São Paulo.
Japonês de nascimento, chegou ao Brasil com um ano de idade. A família diz que o candidato não vem fazendo campanha devido às "limitações da idade" e por já ser muito conhecido na região -ele tenta o quinto mandato como prefeito.
Itimura, que mantém filhos em secretarias, foi condenado em julho, assim como um ex-secretário, a ressarcir verbas que foram usadas de forma irregular.
Ele recorreu da decisão. A defesa afirma ter havido um erro de um secretário na destinação de verbas do Estado.
Itimura afirma que vai à prefeitura todos os dias e que a idade não atrapalha. "Às vezes, o velho tem a cabeça melhor do que o novo." Ele diz que conseguirá manter o ritmo por mais quatro anos "se Deus der saúde".
O prefeito diz confiar na vitória na eleição e afirma que seu maior projeto para o próximo mandato é estruturar indústrias de Uraí.
Para ficar mais quatro anos no cargo, Itimura terá que vencer três rivais, que são até 54 anos mais jovens do que ele. Em 2004, o prefeito venceu, com 215 votos de diferença, Iracelis Borghi (PMDB), 53, que também concorre neste ano.
Segundo o IBGE, 13% dos prefeitos que assumiram cargo em 2005 têm mais de 60 anos. Em Feira de Santana (BA), uma candidata de 99 anos, Deodata Borges (DEM), disputa a eleição para vereador. O nome dela na urna é "Mamãe".


Texto Anterior: Maranhão: PF prende 4 por material contra família Sarney
Próximo Texto: Alagoas: Candidato suspeita de fraude em urna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.