|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Suécia melhora proposta de caça e atrai Lula
Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião
Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente
a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo
das vantagens de seu jato
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
O programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem,
quando todas as três empresas
finalistas formalizaram suas
propostas definitivas à FAB,
com melhores preços e condições. O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca
Saab, continua no páreo por ser
mais barato e oferecer maior
transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.
Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela
França, Lula aproveitou um
dos voos para o exterior para
ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a
Folha apurou, ele comentou:
"Puxa, eu não sabia disso!"
Esse mesmo filme, mostrado
ontem na Embaixada da Suécia
para jornalistas, diz em resumo
que a indústria nacional será
responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que
o Brasil poderá exportar o avião
para a América do Sul e para
seus parceiros tradicionais,
além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela
Suécia "para todo o planeta".
O filme foi "contrabandeado"
para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens
no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que
já conta com a participação de
técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no
"demonstrador de conceito",
uma espécie de prévia do avião,
cuja fabricação no Brasil está
prevista desde o início, com a
primeira entrega em 2014. E
com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.
Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio
ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e
ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.
Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson
Jobim, principal responsável
pela condução do processo, visitou as instalações militares da
França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukkoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.
Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão
dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações
dos governos tanto do Brasil
como da França foram de que o
negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.
Só não há sinais aparentes a
favor dos F-18, considerados os
mais sofisticados do mundo. O
governo brasileiro não crê nas
promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de
cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da
Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.
Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao
Alto Comando da Aeronáutica.
O resultado irá para Defesa,
Planalto e Conselho de Defesa
Nacional. A decisão é de Lula.
Texto Anterior: Obra da usina é retomada pelo governo Próximo Texto: Após fracasso, governo quer estender buscas no Araguaia Índice
|