São Paulo, sexta-feira, 03 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[!] Foco

Em praia privativa da Marinha, Lula descansa e joga vôlei com crianças

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Em seu primeiro dia oficial de descanso após a reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou vôlei com crianças, fez alongamentos, entrou no mar e permaneceu cerca de uma hora na manhã de ontem na praia de Inema (50 km do centro de Salvador), área privativa da Marinha na Bahia.
Apenas têm acesso à área funcionários da Marinha ou convidados. Com uma sunga azul, sem camiseta e acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia da Silva, o presidente entrou no mar quando a maré estava baixa, por volta das 10h20. As crianças não foram identificadas.
"Conversei rapidamente com o presidente na chegada [anteontem à noite] e ele me disse que pretendia mesmo era sumir, descansar", disse o governador eleito da Bahia, o petista Jaques Wagner.
O local onde o presidente está descansando, construído pela Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra, tem praças arborizadas, quadras esportivas e uma sala de cinema.
Somente dois dias antes de viagem é que o presidente optou pela praia de Inema (onde já esteve em janeiro deste ano) -Lula chegou a dizer a assessores que também poderia ir para a Restinga de Marambaia (RJ) ou Guarujá (SP).
Como a previsão era de tempo nublado no Sudeste, o presidente escolheu Inema -ontem, a temperatura média em Salvador foi de 32º.
Mesmo localizada em uma das regiões mais bonitas da Baía de Todos os Santos, os problemas de infra-estrutura no local são visíveis: esgotos não tratados e despejos industriais poluem o mar. Para impedir que os banhistas invadam a área privativa, a Marinha construiu um muro que isola totalmente a praia.
Dois botes com marinheiros também ficam de plantão para impedir a aproximação de mergulhadores. A foto acima foi feita de um píer na praia de São Tomé de Paripe, de acesso público.
Ontem, antes de Lula aparecer, oito funcionários da Marinha faziam a limpeza da praia de Inema. Do outro lado, onde ficam os banhistas, o cenário era bem diferente -lixo acumulado, vendedores ambulantes e música alta.


Texto Anterior: Alencar vai a NY tratar de novo tumor no abdome
Próximo Texto: Após cirurgia cardíaca em SP, Duda Mendonça passa bem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.