São Paulo, terça-feira, 03 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Caixa e corretora negam monopólio

DA REPORTAGEM LOCAL

A Caixa Econômica Federal, financiadora oficial do programa Minha Casa, Minha Vida, diz que "não existe nenhuma restrição para que qualquer seguradora estruture esses seguros e os ofereça no mercado".
Apesar de a Fenae controlar esse nicho de mercado, a Caixa afirma que "qualquer corretora pode negociar" o seguro. A assessoria da Caixa disse que não compete ao banco divulgar o volume de operações já feitas e os nomes das seguradoras e corretoras que fecharam os contratos.
Caixa Seguros, J Malucelli e Fenae dizem que são as maiores empresas no mercado de seguro-garantia e, por isso, têm participação importante no projeto habitacional.
Ricardo Talamini, diretor de crédito da Caixa Seguros, afirma que várias corretoras e seguradoras participam. "Só que trabalhamos forte em cima do nosso produto. Às vezes acontece do cliente querer fechar fora. As duas mais fortes do mercado são a J Malucelli e a Caixa Seguros."
Segundo ele, a parceria entre Caixa Seguros, J Malucelli e Fenae fez com que o melhor das empresas fosse aproveitado "para ter uma operação mais rápida, com menor custo para o tomador final". "Existem outros corretores que fazem seguros, mas a Fenae é a maior das corretoras", afirmou Talamini.
Segundo Alexandre Monteiro, diretor-executivo da Fenae Corretora, o seguro-garantia é complexo e exige experiência. "Quase nenhuma seguradora trabalha nesse mercado por conta da complexidade", disse.
"A Fenae é a maior corretora em estrutura de funcionários. Trabalhamos há muitos anos no mercado de construção", afirmou o diretor-executivo da corretora.
Segundo ele, Caixa Seguros e J Malucelli consideram a Fenae o "parceiro para operacionalizar melhor esse seguro".
O diretor-executivo explica que a Fenae Corretora é distinta da Fenae, a federação de trabalhadores da Caixa. "A Fenae Federação tem uma corretora de seguros há mais de 35 anos. Na corretora, todo o corpo funcional é de funcionários do mercado", diz.
"Todo mundo é técnico na corretora", diz o presidente da Fenae Corretora e também da Fenae sindical, Pedro Eugênio Beneduzzi Leite. Segundo os dirigentes, Leite acumula as duas presidências por "questões estatutárias".
O vice-presidente da J Malucelli, Alexandre Malucelli, diz que a parceria entre a seguradora e a corretora propicia agilidade. "A gente domina o produto, mas não conhecia o canal de distribuição. A Fenae entrou", disse, referindo-se à rede de contatos da corretora.


Texto Anterior: Jânio de Freitas: Corrida para a corrupção
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.