São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaqueiro preso diz ter sido chamado para dar um "susto" em sem-terra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Polícia Civil mineira prendeu ontem, em Pedra Azul (720 km de Belo Horizonte), o vaqueiro Washington Agostinho da Silva, 31. Segundo o delegado regional da cidade, Sérgio da Silva, o vaqueiro confessou participação na chacina e disse que o fazendeiro Adriano Chafik Luedy o recrutou para dar um "susto" nos sem-terra.
Silva foi preso no centro de Pedra Azul -na região de Felisburgo- por volta das 11h. Não havia mandado de prisão contra ele.
Em seu depoimento, sempre segundo o delegado, o vaqueiro disse trabalhar há oito anos em uma fazenda de Luedy em Pedra Azul. No último dia 15, o fazendeiro o teria levado até a fazenda Nova Alegria, em Felisburgo, para preparar gado a ser solto nas plantações do acampamento do MST.
O vaqueiro disse que Luedy manifestou a intenção de trazer "um pessoal da Bahia" para dar "um susto" nos acampados, para que deixassem a área. Em seguida, o gado seria solto nas plantações.
Segundo Silva, no dia 20, data da chacina, uma van vermelha com 13 homens chegou a fazenda. Luedy teria distribuído armas para todos -com exceção de Silva e outro homem- e ordenado que eles apenas assustassem os sem-terra, sem atirar em ninguém.
Na entrada do acampamento, teriam sido abordados por sem-terra armados com foices, facões e armas de fogo. Após discussão, Luedy foi atingido por uma foice por Miguel José dos Santos, atirando em seguida na perna do sem-terra. Segundo o vaqueiro, mesmo baleado, o sem-terra -que morreu- tentou reagir e foi alvo de vários disparos de Luedy, iniciando um tiroteio.
Após ser ouvido, Silva foi levado para a cadeia de Pedra Azul. Fábio Rogério de Souza, advogado de Luedy, disse, ontem à noite, que não sabia da prisão e que não conhecia o teor de seu depoimento.


Texto Anterior: Chacina em MG: Fazendeiro nega ter premeditado crime
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: STF decide manter no cargo casal Capiberibe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.