São Paulo, domingo, 04 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BAHIA
Liminar anula eleição para Mesa da Assembléia e impõe derrota a carlistas
Uma liminar concedida pelo desembargador Manoel Moreira, do Tribunal de Justiça da Bahia, impôs uma derrota ao grupo político comandado pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL).
O desembargador concedeu a decisão provisória à oposição anulando a eleição para a escolha da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado.
Realizada no último dia 12, a eleição indicou três deputados carlistas para o preenchimento das vagas de vice-presidente e terceiro e quarto secretários da Assembléia. De acordo com a Constituição da Bahia, as vagas deveriam ser ocupadas por deputados oposicionistas.
"A Constituição é clara ao afirmar que as vagas da Mesa Diretora da Assembléia devem ser proporcionais à representatividade parlamentar. Nós temos um terço dos parlamentares. Então um terço da diretoria deve ficar com a oposição", disse o deputado Luis Bassuma (PT).
O parlamentar petista disse ainda que a decisão do desembargador Manoel Moreira é a primeira vitória dos oposicionistas na Justiça baiana desde 1990, quando o grupo do senador Antonio Carlos Magalhães passou a controlar politicamente o Estado.
"Aos poucos, estamos demonstrando que a Justiça também vai prevalecer na Bahia", afirmou o deputado.
A Agência Folha entrou ontem em contato com a presidência da Casa. Funcionários que trabalham no gabinete da liderança informaram que os dirigentes da Assembléia da Bahia estavam reunidos para analisar o despacho do desembargador Manoel Moreira e não iriam se pronunciar.
Dos 63 deputados que compõem a Assembléia Legislativa da Bahia, 22 fazem oposição ao governo.
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)


RELIGIÃO
Dom Cláudio reza hoje em SP sua primeira missa após ser nomeado cardeal
O cardeal e arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, reza sua primeira missa como cardeal hoje, às 10h30, na igreja da Consolação. Estará presente o governador interino de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades municipais e estaduais.
Dois cardeais foram convidados para a missa: d. Eugênio Salles, da arquidiocese do Rio de Janeiro, e d. Aloísio Lorscheider, de Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo). Dom Aloísio, que ordenou d. Cláudio como bispo, deverá fazer o sermão.
Dom Cláudio chegou ao país no início da noite de sexta-feira. Dezenas de fiéis o aguardavam no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Vinha de Roma, onde foi empossado como cardeal no mês passado. Disse voltar "mais encorajado, com mais vontade de trabalhar".
Ele foi recebido por d. Gil Moreira, bispo auxiliar de São Paulo, além do monsenhor Manoel Parrado Carral e o padre Pedro Luiz Stringhini. A partir do dia 10, eles também serão auxiliares.
O arcebispo afirmou estar animado com os programas apresentados pelo papa. Eles incluem mais diálogo da Igreja Católica com outras crenças e mais ênfase na caridade e em ações sociais. "Já fazemos isso, em parte. Este ano teremos em São Paulo um seminário sobre como realizar a caridade na grande cidade", disse.
A atuação de d. Cláudio em São Paulo não deve ser muito alterada com o fato de ser cardeal. "Ele apenas terá de dividir melhor o tempo, por ter mais funções em Roma", afirmou d. Gil.
O novo cardeal foi saudado pela banda da Polícia Militar de São Paulo. Regida pelo subtenente Genaro Rodrigues Fuentes Filho, tocou a "Marcha Pontífice". D. Cláudio foi cumprimentado por fiéis que carregavam bandeirolas amarelas e cartazes. (DA REDAÇÃO)


JUDICIÁRIO
Novo presidente do TSE assume na terça
O ministro Maurício Corrêa assume na próxima terça-feira a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele vai substituir o ministro José Néri da Silveira, que dirigiu anteontem a sua última sessão plenária como presidente do tribunal e recebeu homenagens do ministro do STF Nelson Jobim e do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro. Néri da Silveira foi responsável pela informatização do sistema eleitoral do país.




Texto Anterior: Dos 54 programas, 24 são da área social
Próximo Texto: Rumo a 2002: Prefeituras serão eixo da campanha do PT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.