São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAGEM PRESIDENCIAL
Programação inclui também direitos humanos
FHC busca aproximação entre América Central e Mercosul

MARTA SALOMON
enviada especial a San José

Com uma visita de dois dias à Costa Rica, o presidente Fernando Henrique Cardoso inclui a partir de hoje a América Central em sua agenda internacional. FHC busca uma aproximação da região, tradicionalmente voltada para os EUA, com o Mercosul.
A chegada de FHC a San José estava prevista para a madrugada de hoje. Durante a passagem pela Costa Rica, o presidente vai se reunir com os colegas dos demais países da América Central.
A Costa Rica é considerada uma exceção nesse grupo pela estabilidade política e também pelos altos índices de desenvolvimento social. O país tem 96% da população alfabetizada e registra uma expectativa de vida de 76 anos para homens e de 79 anos para as mulheres -números bem melhores que os índices brasileiros.
Essa performance é atribuída aos investimentos sociais relativamente altos, que substituíram os gastos com as Forças Armadas, extintas há cerca de 50 anos. Os gastos com saúde e educação representam 65% do Orçamento, disse o embaixador costarriquenho no Brasil, Javier Sancho.
A programação oficial de FHC hoje destaca o peso de Costa Rica na defesa dos direitos humanos. O presidente tem encontro marcado com o ex-presidente Oscar Arias, prêmio Nobel da Paz de 1987. Arias foi autor da proposta de acordo de paz na região, aprovado por El Salvador, Nicarágua, Honduras e Guatemala.
FHC visitará ainda a Corte Interamericana de Direitos Humanos (órgão da Organização dos Estados Americanos com sede em San José), presidida pelo brasileiro Antônio Cançado Trindade.
O mais recente relatório da OEA sobre os direitos humanos no Brasil reconhece "avanços" obtidos no governo FHC, mas cobra mais agilidade da Justiça e uma ação mais firme do Estado para reduzir desigualdades sociais.


Texto Anterior: Congresso: ACM desafia Jader a abrir sigilo bancário
Próximo Texto: Questão agrária: Julgamento atrai Anistia e protestos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.