UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frase dos "300 picaretas" foi dita em 93

DA REDAÇÃO

A frase sobre os "300 picaretas" do Congresso Nacional foi dita por Lula em setembro de 1993. Na época, ele era presidente nacional do PT e estava percorrendo Estados da Amazônia em campanha para a eleição presidencial de 1994.
Em Ariquemes (RO), Lula disse que havia no Congresso "uma minoria de parlamentares que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns 300 picaretas que defende apenas seus próprios interesses".
Parlamentares criticaram a declaração, alguns chamando-a de antidemocrática, por desprestigiar as instituições representativas. O então presidente da Câmara dos Deputados, Inocêncio de Oliveira (PFL-PE), pediu providências contra Lula.
No dia seguinte à frase, Lula disse que, para saber quem eram os picaretas, bastava "acompanhar as votações do Congresso, como a que decidiu sobre a duração do mandato do ex-presidente José Sarney [em 1988]".
Os Paralamas do Sucesso passaram a tocar a música "Luiz Inácio (300 picaretas)" em shows e a gravaram em 1995, no CD "Vamo batê lata".
A letra começa com o trecho: "Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou / São trezentos picaretas com anel de doutor". Mais adiante: "Eles [os congressistas] ficaram ofendidos com a afirmação / Que reflete na verdade o sentimento da nação".


Texto Anterior: Ex-picaretas: Lula recebe os Paralamas no Alvorada
Próximo Texto: Líder petista faz mea culpa por assinar nota
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.