São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Três fazendas são invadidas em Pernambuco

DA AGÊNCIA FOLHA

Três fazendas foram invadidas por militantes de movimentos agrários no último domingo, em Pernambuco. Duas invasões foram promovidas pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) e outra pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Agricultores ligados à Fetraf invadiram as fazendas Pontal, em Panelas (179 km de Recife), e Rio Feijão, em Quipapá (165 km de Recife). Participaram cerca de 240 famílias. A fazenda Colônia, em Gravatá (88 km de Recife), foi invadida por cem famílias do MST.
O promotor agrário Edson Guerra disse que os donos das terras ainda não entraram com pedido de reintegração de posse. Já foram invadidas 47 propriedades no Estado desde o dia 5 de março -20 pela Fetraf e 27 pelo MST.
O presidente da Fetraf-PE, João Santos da Silva, disse que a meta do movimento é chegar ao fim de abril com 40 propriedades invadidas. Jaime Amorim, da coordenação nacional do MST, afirmou que a invasão realizada no último domingo ainda não faz parte das programações para o "Abril Vermelho" -quando o MST intensifica as ações para lembrar o assassinato de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás (PA), ocorrido em 1996. "Estamos planejando muitas atividades, sobretudo para o dia 17, quando completa-se dez anos da ocorrência do massacre."
Integrantes do MST foram acusados ontem de atear fogo em dois hectares de soja da Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul (RS). O fogo foi contido pelos bombeiros. Anteontem, os sem-terra já haviam sido acusados de queimar 60 hectares de soja na mesma fazenda. O MST nega que tenha vínculo com a queimada.
Em Cuiabá (MT), cerca de 250 sem-terra do MST invadiram ontem pela manhã o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Segundo o MST, o grupo quer a demarcação de cinco assentamentos. (RENATA BAPTISTA, LÉO GERCHMANN E HUDSON CORRÊA)

Texto Anterior: Revoada tucana: Tucano ganha "museu" no interior
Próximo Texto: Seis índios caiuás são indiciados por morte de policiais civis no MS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.