São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobista recupera-se de cirurgia em BH e não faz declarações

ANDREZA MATAIS
ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Considerado peça-chave para esclarecer a origem do dinheiro que pagou as contas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, refugiou-se no apartamento de um irmão, em Belo Horizonte, onde se recupera de uma cirurgia de hérnia umbilical. Desde que o caso veio à tona, Gontijo evita contato até mesmo com pessoas próximas.
Os sócios da construtora também se mantêm em silêncio, apenas afirmando, por meio de nota, que a empresa não pagou as contas de Renan.
Entre 2004 e 2005, Gontijo teria repassado à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, R$ 12,5 mil por mês.
O senador afirma, mas ainda sem ter comprovado, que o dinheiro era dele mesmo. Renan negou à Folha que tenha orientado o lobista a evitar a imprensa e a deixar Brasília.
Gontijo foi operado no hospital Madre Teresa, no último dia 29. Deixou o hospital no dia seguinte e foi para o apartamento de um irmão, Gabriel Araújo. Segundo amigos, a cirurgia já estava marcada quando a reportagem da revista "Veja" divulgou que ele pagava as despesas de Renan Calheiros.
No final de semana, a Folha esteve no endereço onde está Gontijo. Um prédio de luxo, em bairro nobre. Os vizinhos só tomaram conhecimento de sua presença devido à movimentação da imprensa no local.
Por telefone, seu irmão informou que Gontijo não deve falar com a imprensa. Em outra ocasião, a mãe de Gontijo atendeu à ligação da Folha, dizendo que o filho não era bandido e que, orientado por um advogado, ele não falaria.
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), disse que pretende ouvir o lobista, mas que ele não é obrigado a comparecer ao Senado.
Procurado, Murillo Mendes, diretor da Mendes Júnior, também não retornou.
Segundo fontes ligadas a empreiteiras, Gontijo não teria mais vínculo empregatício com a Mendes Júnior; trabalharia como lobista, prestando serviço para empreiteiras.


Texto Anterior: Senador diz ter cheques e recibos para comprovar faturamento
Próximo Texto: De volta, Alckmin diz que será soldado contra governo Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.