São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Gracias and good night"
economist.com
Não foi a coincidência com John McCain que incomodou a "Economist" na operação de resgate, mas a coincidência com ações de Álvaro Uribe pelo terceiro mandato.
Daí seu editorial "Obrigado e boa noite". Avalia, em suma, que "um terceiro mandato seria desastroso para a Colômbia". E na reportagem a revista sublinha que ele vai encontrar resistência. Não é o único com "ambições políticas", citando seu ministro da defesa e até Ingrid Betancourt, "que em liberdade foi rápida em dizer que ainda aspira a ser presidente".
Ela seguia ontem onipresente na cobertura colombiana e global, propondo que Hugo Chávez e Rafael Correa restabeleçam laços com Uribe etc.

QUEM GOVERNA?
economist.com
O G8 se reúne no Japão a partir de segunda e "Economist" e "Financial Times" já estão em campo para cobrar mudanças. A revista dá capa para a Babel em que G8, FMI, OMC e outras se transformaram. Elas não respondem mais às necessidades globais. No editorial, cobra um G12 (G8 mais Índia, Brasil, China e Espanha) e algo parecido para o Conselho de Segurança. Já a reportagem da própria revista ironiza sobre o que seria melhor, G12, G13 "ou um G15 ou G16?".
O "FT", além de reportagem, publica artigo provocativo que propõe "jogar fora o G8" e "investir de novos poderes o G20", criado por inspiração do Brasil e que reúne os emergentes. Afinal, ele tem "membros de todos os continentes, representa dois terços da população mundial e responde por 90% da atividade econômica".

METAS EMERGENTES
esa.int
Lula, às vésperas de se reunir com o G8 sobre aquecimento, aceitou no "Yomiuri Shimbun" e no "FT" que os emergentes também tenham "metas para reduzir emissões". Mas a Agência Espacial Européia segue com a pressão, postando como "imagem da semana" a agricultura na Amazônia

POR COMIDA
Ecoou por BBC e "FT", agências como AP e Efe e sobretudo sites da Argentina em crise, como Perfil e Infobae, a ampliação do crédito agrícola no Brasil. Sob enunciados com frases de Lula, como "Venha e compre o que o Brasil tem" e "O celeiro do mundo", a cobertura tratou o pacote como estratégia para "conter a inflação", mas também tirar proveito do aumento global nos alimentos.
Na mesma direção, o destaque ontem nas buscas de Brasil do Yahoo News era a meta anunciada pelo governo de triplicar as exportações brasileiras à China.

PC & PT
english.people.com.cn
O "Diário do Povo", do PC chinês, segue seu enviado pelo país, ele que destaca o Brasil como "estratégico" para a China e descreve seu partido como "pronto para estreitar relações com o PT"

GLOBO & JOBIM
O site Globo Online notou e avisou que o ministro Nelson Jobim, do PMDB, "defende obra de Marcelo Crivella no morro da Providência".

ANO ELEITORAL
A Folha Online postou que começa em agosto o "rodízio de caminhões" em São Paulo. Mas não, "neste ano não será ampliado o de carros".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Jornalismo: Inscrições para trainee da Folha vão até amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.