São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrícia Pillar influencia 1 em cada 5 votos em Ciro

DA REPORTAGEM LOCAL

DA REDAÇÃO

O "efeito Patrícia Pillar" exerce alguma influência sobre um em cada cinco eleitores dispostos a votar em seu namorado, Ciro Gomes (PPS), revela pesquisa Datafolha. Entre as mulheres, a proporção sobe para uma em cada quatro pesquisadas.
Para 8% dos eleitores de Ciro, o relacionamento tem "muita influência" sobre a intenção de voto. Outros 12% admitem "um pouco de influência". No total, 19% dos eleitores de Ciro fazem a relação -o total é menor que a soma das partes em razão do arredondamento feito pelo instituto.
Entre as mulheres que votam em Ciro, 24% dizem que o relacionamento influencia. Segundo o Datafolha, 56% do eleitorado sabem que Patrícia namora Ciro.
Outro ponto da pesquisa dá a medida da ascendência da atriz sobre a imagem do candidato: no segmento dos pesquisados que sabem do relacionamento, Ciro aparece na liderança isolada. Ele tem 38% (dez pontos a mais do que no total do eleitorado) contra 31% de Lula (que tem 33% no total). Entre os ignoram o namoro, Lula lidera com 35% a 17%.
"A força de Patrícia não é apenas sua bela imagem no vídeo. Ela tem credibilidade, é considerada lutadora e está sempre ao lado do namorado", diz o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Fábio Wanderley Reis.
Essas qualidades, segundo ele, são fundamentais em um eleitorado que vota muito mais influenciado pela imagem e atributos pessoais dos candidatos do que pelas convicções ideológicas.
Ao mesmo tempo, ressalva Reis, o fato de um quinto do eleitorado de Ciro admitir que é influenciado pela imagem da namorada revela sua volatilidade. "Mostra que é um eleitorado em grande medida amorfo, sem traço distintivo."
Após um início de hesitação, em que concentrou forças no tratamento de um tumor no seio, Patrícia Pillar decidiu participar intensamente da campanha do namorado. Ela primeiro apareceu no horário de TV do PTB, representando o candidato, que, por decisão judicial, não pôde comparecer. Desde então, a atriz tem participado da maioria dos eventos de campanha de Ciro.
No final do ano passado, quando começou a se discutir a participação dela na campanha, os estrategistas que apóiam Ciro ponderaram que o trunfo poderia sair pela culatra, pois o candidato poderia ser criticado por ter encerrado um longo casamento para namorar "uma atriz da Globo".
Mas, após fazer pesquisas, chegaram à conclusão de que a imagem da atriz -que já viveu uma sem-terra e uma médica na TV- compensaria o risco. Para Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, a influência de Patrícia é "evidente". "É bom ponderar que o termo "influenciar" é genérico. Patrícia pode ter influenciado no voto em Ciro, mas acredito que tenha sido um entre vários fatores."



Texto Anterior: Eleitor liga Lula a emprego e Serra à Saúde
Próximo Texto: O fator Patrícia Pillar: Eleitores de Ciro aprovam presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.