São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / RETRATO ELEITORAL

PMDB é o partido com mais candidatos; PT vem em 3º

PSDC e PSOL são os que lançaram mais candidatos a governador e a senador

O PRB, do vice-presidente José Alencar, é a legenda com menos candidatos: excluído o próprio vice, são apenas 103 concorrentes


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB foi o partido que lançou mais candidatos nestas eleições, seguido pelo PDT e pelo PT, segundo levantamento divulgado ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Dos 19.619 candidatos cujos nomes constavam nos tribunais eleitorais ontem, 1.334 são do PMDB. O PDT vem em segundo, com 1.330, seguido do PT, com 1.207; do PSDB, com 1.155; e do PSB, com 1.130.
Esses números podem mudar se alguns políticos forem cassados. Até 23 de agosto, todos os pedidos de registro de candidatura deverão ter sido julgados pela Justiça Eleitoral.
A quantidade de candidaturas de cada sigla não é proporcional ao êxito nas últimas eleições. O PMDB, que em 2002 ficou em terceiro lugar em número de deputados federais eleitos, é o partido com maior número de candidatos aos cargos em disputa, sendo que, dos 1.334, 375 concorrem a uma vaga na Câmara. O maior número de concorrentes a deputado federal é do PDT (435), que em 2002 só elegeu 21 à Câmara.
O PSDC, que nas eleições daquele ano elegeu apenas um deputado federal, é hoje o partido com maior número de candidatos a governador (27) e a senador (19). Depois vem o PSOL, com 24 candidatos a governador e 17 candidatos ao Senado.

PRB
O PRB, partido pelo qual o vice-presidente da República, José Alencar, disputa a sua reeleição, foi a sigla com menor número de candidatos. Excluído Alencar, são 103 concorrentes: um a governador, um a senador, 28 a deputado federal, 70 a deputado estadual e três a deputado distrital (em Brasília).
Os partidos de esquerda em geral lançaram poucos candidatos: o PCB aparece apenas um pouco à frente do PRB, com 106; o PSTU lançou 127; o PCO, 129; e o PC do B, 367.
Outro levantamento do TSE mostrou que há pelo menos 49 candidatos com mais de 80 anos de idade, sendo que dois deles têm mais de 100 anos. São eles José de Souza Pinto, do PAN (Partido dos Aposentados da Nação), que é viúvo e militar reformado, e Deodata Pereira Borges, do PSDC. Ambos têm 101 anos, são da Bahia e concorrem a deputado federal.
No outro extremo, há cinco candidatos a deputado estadual com 18 anos e outros seis com 19. Se eleitos, eles não poderão assumir o cargo público em 1º de fevereiro, porque não têm a idade mínima para exercer mandato legislativo, de 21 anos.


Texto Anterior: Congresso: Suposta censura provoca bate-boca entre senadores
Próximo Texto: Campo minado: Assassino de Chico Mendes é preso de novo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.