São Paulo, terça-feira, 04 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Colômbia isolada

eltiempo.com
No "El Tiempo", Alvaro Uribe com Lula, em foto de "arquivo"

A entrevista de Celso Amorim à Folha ecoou no alto da capa e da home do colombiano "El Tiempo", dizendo que "nos preocupa a presença militar forte dos EUA" e pedindo "garantias aos vizinhos". Também em outros jornais da Colômbia e da região, caso do argentino "La Nación", que ressaltou os "primeiros atritos entre Brasil e EUA".
E também nos sites de "New York Times" e "Washington Post", em despacho sublinhando a "crítica crescente que ameaça isolar a Colômbia de seus vizinhos". Ato contínuo, no meio da tarde o mesmo "El Tiempo" abriu uma velha imagem de Álvaro Uribe com Lula e anunciou na manchete on-line que o colombiano vai viajar ao Brasil e outros vizinhos "para explicar o acordo com os EUA".

ZELAYA VEM AÍ

Ao mesmo tempo em que confirmava a visita de Uribe para a quinta-feira, o Itamaraty anunciou na home do UOL e em outros que Manuel Zelaya, o presidente deposto no golpe hondurenho, deve visitar o país uma semana depois, no dia 12, a convite do governo brasileiro.

JIM JONES TAMBÉM

A Associated Press confirmou ontem e "NYT", "WP", "Miami Herald" postaram que o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, desvinculado do Departamento de Estado, chega hoje ao Brasil para "conversas" sobre a "situação em Honduras", mas nada de Colômbia.

GLOBOVISIÓN

jornalnacional.globo.com
Nada de Colômbia, Honduras. Ontem na escalada global, com vídeo, destaque para "Atentado na Venezuela", onde a Globovisión, "que se opõe ao presidente Hugo Chávez, é alvo de ataque".

DIA DE FORTE OTIMISMO

No Valor Online no fim do dia, "Bolsa testa os 56 mil pontos em dia de forte otimismo". E foi uma segunda-feira em que as manchetes dos outros sites e dos telejornais anunciavam que a "indústria brasileira tem o pior desempenho desde 1975", na Reuters Brasil, ou "o pior semestre dos últimos 34 anos", no "Jornal Nacional".

ATÉ EXPORTAÇÃO

Já o site do "Wall Street Journal" noticiou o mesmo relatório do IBGE sobre a indústria brasileira, ontem, sob o enunciado "Recuperação do Brasil está chegando às exportações do país, mostram os dados de junho".
E a Bloomberg acrescentou que os mercados reagiram também a dados positivos da "indústria chinesa".

BRASIL & CHINA

E o "Financial Times" explicou o dia nos mercados brasileiros e nos emergentes em geral sob o título "Fé renovada no descolamento acende onda". Entrevistou um estrategista do banco Morgan Stanley, para quem "desta vez é diferente", pois "Ásia e América Latina", China e Brasil, estão em melhor situação do que EUA e Europa.

CHINA VAI PASSAR EUA
O "WSJ" destacou, inclusive no WSJ Americas, seu site em português, a longa análise "China está para ultrapassar EUA em produção industrial. E daí?". O texto de Timothy Aeppel avalia que "isso não tem importância, em questão de tamanho real", mas tem como "medida da saúde relativa do setor em cada país".

OBAMA DEMAIS

nymag.com
Na capa da nova edição da revista "New York", "A venda (e venda e venda) do presidente", com longa reportagem mostrando que Barack Obama se excede na exposição de mídia, mas também avaliando que a equipe de "mensagem" que montou vem dando resultado, até o momento.

GLOBO, COLLOR & SARNEY

Senadores de um lado e de outro "bateram boca" ontem no plenário, para as manchetes por toda parte, da Folha Online ao "Jornal Nacional". Na escalada deste último, passadas duas décadas da campanha, destaque para "os defensores de José Sarney, Fernando Collor e Renan Calheiros".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Defesa: FAB evita confrontos com Jobim em decisão sobre caças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.