São Paulo, terça-feira, 04 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bingo e bonés atraem público

WILSON SILVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A MARCO (CE)

Com a promessa de ganhar um lanche e um boné e de concorrer a quatro aparelhos de televisão, cerca de mil moradores de Gijoca de Jericoacoara foram ouvir Fernando Henrique Cardoso em Marco, a 70 km de distância.
O percurso foi feito em ônibus, carrocerias de camionetes e paus-de-arara. Mas ninguém recebeu lanche, a maioria não conseguiu bonés e, na volta, reunidos em uma churrascaria na expectativa de levar uma televisão, foram informados de que o sorteio havia sido adiado para o domingo que vem. Na última semana, um carro de som a serviço da prefeitura percorreu a cidade anunciando os presentes para quem fosse à inauguração do Projeto de Irrigação do Baixo Acaraú, uma das obras do plano "Avança, Brasil".
Ontem de manhã, ao entrar nos veículos, cada um recebia uma cartela de bingo para concorrer mais tarde às televisões.
A decepção foi total. A maioria não conseguiu ver o presidente e alguns ainda perderam a condução de volta, como Lúcia e Maria, que estavam na beira da estrada. Elas não quiseram dizer seus sobrenomes. "Estou muitíssimo arrependida. Não vi o presidente, tive que pagar pelo refrigerante, e o carro deixou a gente para trás", disse Maria, que ainda tinha esperança de ganhar a televisão.
O bingo foi adiado 15 minutos depois que a Folha procurou o prefeito de Gijoca, Sérgio Gimenez (PSDB), em sua casa, para que ele comentasse a iniciativa da prefeitura. "Bingo? Que bingo? Que televisões? Não sei de nada", reagiu. Um emissário da prefeitura foi até a churrascaria para dizer às centenas de moradores que esperavam o bingo que a maioria das pessoas que haviam recebido cartelas não estava presente e que, por isso, o bingo seria adiado.
Um emissário procurou a reportagem em um restaurante dizendo que o bingo seria adiado porque não havia sido arrecadado dinheiro suficiente para comprar um presente para o prefeito, que fez 61 anos ontem. Segundo ele, esse era o objetivo do bingo. Ele não explicou como pretendiam arrecadar dinheiro com a distribuição gratuita de cartelas.
Cerca de 3.000 pessoas compareceram à inauguração do projeto, que beneficiará de imediato três cidades administradas por tucanos: Marco, Acaraú e Bela Cruz. Gijoca só será beneficiada numa segunda etapa. Grande parte dos presentes era formada por alunos de escolas públicas.


Texto Anterior: Saiba mais: Slogan se inspira em campanha do regime militar
Próximo Texto: Tasso faz as pazes com presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.