São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Esses brasileiros

Começou antes, mas a expressão maior veio dias atrás, no horário eleitoral, com Jefferson Péres, eleito pelo PSDB, hoje no PDT, dizendo para a câmera que "falta vergonha na cara de muito eleitor que aí está".

 

Ontem, jogo da seleção, Galvão Bueno saiu a dizer:
- O torcedor invade, o inglês não está acostumado com isso... [Sai um gol.] Fora a vergonha que alguns brasileiros estão fazendo de invadir, está tudo bonito. Esses brasileiros não sabem, né, Uchôa, que a pena é dois anos sem ir a estádio, se apresentar à delegacia...
Entra o correspondente Marcos Uchôa, sem graça:
- É, o rigor tem mais a ver com a violência que com a invasão, talvez não possa ir ao estádio, não sei... Um dos garotos aqui estava com a camisa do Brasil. Tem muito inglês aqui com a camisa, não sei se eram...
"Esses brasileiros", que não têm "vergonha na cara".

OS PRISIONEIROS

Alan Marques - 3.set.2005/Folha Imagem
"CONDIÇÕES DEGRADANTES" O site Repórter Brasil se dedica sem parar ao combate à escravidão, como ao noticiar, dias atrás, o flagrante de milhares, em três fazendas de Goiás; o site sugere uma "carta-compromisso" a eventuais candidatos, para priorizar a questão -e por enquanto só Cristóvam Buarque assinou

Sob o título "Prisioneiros da floresta tropical", a revista do "Sunday Times" retratou ontem como "fazendeiros na Amazônia estão não apenas destruindo" mas explorando "brasileiros destituídos", mantidos em "cativeiro". Com depoimentos de frei Xavier Plassat, dominicano no Pará, e membros da Anti-Slavery International, de Londres, o texto é pouco otimista -em especial quanto aos libertos, que sem opção de sobrevivência retornam ao cativeiro.

PF
Foi manchete dois dias seguidos no "Jornal Nacional", "Jornal da Band" e outros:
- A Polícia Federal flagra bandidos... têm ligações com os atentados em SP... A PF desmantelou quadrilhas do PCC em dez Estados... A PF investiga... A PF prende...

"FÁCIL"
No "Perfil", diário dominical argentino, o mais crítico numa imprensa pouco crítica, duas páginas de eleição no Brasil -com perfil do publicitário João Santana, da "campanha de Duhalde", entrevistas com Paulo Skaf, da Fiesp, e o diretor do Sensus. No título, "Lula vai ser reeleito fácil".

DEPOIS
O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, hoje muito ouvido em publicações e até blogs de esquerda, virou manchete do site Carta Maior ao avaliar, sobre o PIB, que "com esse câmbio e esses juros não dá para crescer". Mais à frente:
- Não é tão difícil mudar isso, mas este debate pode ser realizado de maneira mais racional fora da época eleitoral.

BLOQUEIO
Os sites de "Wall Street Journal" e "Financial Times" noticiam o agravamento do confronto comercial de Brasil e EUA, até com "bloqueio" na OMC, por conta do algodão -e pós-colapso de Doha.

SOBERANIA

valleywag.com/ Reprodução
Ilustração de um blog dos EUA para a disputa entre Brasil e Google


Reuters e outras agências despacham que o juiz federal José Lunardelli deu duas semanas para o Google ceder às exigências do Ministério Público, quanto aos criminosos do Orkut, e apontou "profundo desrespeito pela soberania nacional" -com o repúdio da empresa às leis brasileiras. O tema não sai mais dos blogs americanos do setor, como Valleywag, e já atinge publicações como "BusinessWeek".
Por aqui, o "Fantástico" dedicou seus primeiros blocos a crimes de ódio e outros, como pedofilia, pela internet. Sem concentrar a reportagem no Orkut, o programa teve como principal entrevistado o procurador federal do caso.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Sabatina de presidenciáveis começa hoje com Heloísa
Próximo Texto: Eleições 2006/Minas Gerais: Aécio infla contas da saúde em R$ 668 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.