São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Lula busca fórmula para banir "aloprados"

Partido avalia que os seis envolvidos na negociação do caso do dossiê precisam ser expulsos para evitar danos ao 2º turno

Ricardo Berzoini não deve ser alvo de expulsão, mas poderá ter que deixar a presidência do partido antes da eleição de 29 de outubro


Rodrigo Paiva/Folha Imagem
O presidente Lula recebe em seu gabinete o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, e sua mulher, Maria de Fátima Carneiro


DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados no PT consideram fundamental punir -com expulsão e afastamento de cargos no comando partidário-, os envolvidos no caso do dossiê para evitar danos maiores no segundo turno. O PT está convencido de que, se perdoar os correligionários, como fez no mensalão, a reeleição de Lula está ameaçada. Se não houver uma atitude espontânea dos envolvidos para se desligarem da legenda, a idéia é que o caso seja analisado ou por sindicância interna ou pela comissão de ética do PT, respeitando o direito de defesa.
Em conversas reservadas nos últimos dias, Lula não esconde a irritação com os petistas que chamou de "aloprados". Disse a interlocutores que há "meia dúzia de gente mentindo" para ele no partido.
Um dos conselheiros mais próximos de Lula, o ex-ministro e governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, encontrou-se ontem com o presidente e expressou, em seguida, o que é o sentimento no Palácio do Planalto. Acha que houve uma "armação" envolvendo setores do PSDB para que os petistas caíssem no conto do vigário no caso do dossiê, mas ressalva: "O que não tira a culpa de quem caiu na armação, porque se dispuseram a ir se relacionar com um marginal para comprar dossiê".
Wagner afirma que o caso teve influência na eleição e que os envolvidos "terão de pagar". "Não quero saber se era amigo, se era homem de confiança, o que era. Quem estiver fora da conduta cai fora. [...]Essas pessoas terão de pagar pelo que fizeram e por mais um prejuízo à imagem do partido", disse o petista. Para o governador eleito, o episódio do dossiê foi "abominável", uma atitude "medíocre" e a "Operação Tabajara 2".

Degola
Os cotados para a degola imediata são Hamilton Lacerda, que era coordenador da comunicação da campanha de Aloizio Mercadante no Estado; Jorge Lorenzetti e Oswaldo Bargas, da coordenação de campanha de Lula; Gedimar Passos, Valdebran Padilha e Expedito Veloso, que se envolveram diretamente na compra do dossiê. Todos estão sendo investigados pela Polícia Federal.
A situação do presidente do PT e ex-coordenador da campanha de Lula, Ricardo Berzoini, e de Mercadante é distinta, na avaliação interna. Ambos têm a responsabilidade pela contratação dos "aloprados", mas não foram diretamente citados mentores intelectuais da operação. O PT não cogita a expulsão dos dois.
Berzoini foi chamado por Lula ontem para uma conversa. A Folha apurou que o presidente do PT resistia, até ontem, a deixar o cargo.
O dilema petista é sobre o dano menor: afastar Berzoini agora ou só depois do dia 29 de outubro. As opiniões se dividem. Há quem sustente, sempre de forma reservada, que é melhor cortar rápido o problema. Outros divergem: "Não quero nem ouvir falar desse assunto neste momento", diz João Felício, coordenador da área de mobilização da campanha petista.
Ontem, o presidente do PT não atendeu a reportagem da Folha. Na segunda-feira, ele disse à Folha que se sente totalmente à vontade caso alguém no partido queira propor um debate interno sobre seu afastamento da presidência.
"Posso dizer com tranqüilidade que não tenho nenhuma preocupação em relação à minha pessoa neste episódio", disse ele.
Há ainda, no PT, quem defenda a renúncia coletiva de toda a direção nacional e de São Paulo, como o deputado federal eleito, Jilmar Tatto, 3º vice-presidente do PT e ligado ao grupo de Marta Suplicy. (MALU DELGADO, PEDRO DIAS LEITE, LUCIANA CONSTANTINO E FÁBIO ZANINI)

Texto Anterior: Folha publica pesquisa para 2º turno no sábado
Próximo Texto: Berzoini diz a petistas que está no limite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.