São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Juro cairá, mas controle da inflação é prioridade"

DA REDAÇÃO

Em uma semana em que ministros como Tarso Genro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil) fizeram pressões para uma guinada desenvolvimentista na política econômica, Lula reafirmou, na entrevista aos jornais europeus, que o combate à inflação continua sendo sua prioridade.
O presidente também falou na necessidade "urgente" de uma reforma política e disse que o Brasil precisa de uma Operação Mãos Limpas, como a que houve na Itália no início dos anos 1990.

 

JUROS
A taxa-base do Banco Central está em baixa há vários meses e vai continuar a diminuir. Mas o controle da inflação permanece sendo a prioridade, por causa de seu impacto considerável na vida dos mais pobres. Nós não podemos nos permitir um passo em falso neste terreno.

REFORMA POLÍTICA
A reforma política será obra dos partidos políticos e do Congresso. Quando o sistema político fica empobrecido, os partidos se acomodam. Queremos é uma legislação que permita a renovação dos partidos políticos, em que haja fidelidade partidária, estabilidade interna mediante uma lista de candidatos e que o financiamento dos partidos seja público e não privado. Quero levar a reforma adiante de maneira urgente.
Mas não acredito que a reforma política vá resolver tudo. Precisamos do trabalho da Justiça para acabar com a impunidade. O Brasil precisa de uma Operação Mãos Limpas.

CORRUPÇÃO
Uma das coisas de que me orgulho é que o meu primeiro mandato tenha se caracterizado por uma política de luta contra a corrupção. À medida que se descobrem grupos de corruptos, as pessoas podem confundir o combate da corrupção com o surgimento de corrupção. As quadrilhas que nós descobrimos operavam há anos no país e ninguém dizia nada. Preferiram varrer a corrupção para debaixo do tapete. Nós lançamos luz sobre ela. Entre 2003 e 2006, a Polícia Federal fez mais de 300 operações contra a corrupção organizada. Nos oito anos anteriores, foram só 48.

FHC
Quero ter um segundo mandato melhor do que o primeiro. Agora já não tenho que me comparar com o fracasso da política de Fernando Henrique Cardoso, mas com o que eu fiz. Mostrei que posso governar melhor que FHC, mas agora tenho que competir comigo mesmo, o que é mais difícil.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.