São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Nas mãos do Itaú

No enunciado dos despachos das duas maiores agências de notícias financeiras, Reuters e Bloomberg, "Itaú adquire Unibanco, formando o maior banco latino-americano" e "Itaú vai comprar Unibanco". Avalia a Bloomberg que "a tomada é sinal de que o Unibanco teve perdas". Segundo uma nota de analista, no Market Watch, foi o que "jogou o Unibanco nas mãos do Itaú". Sem chegar a tanto, a Reuters afirma que o negócio põe em foco o setor financeiro no país, "com analistas especulando que alguns bancos menores podem precisar ser comprados".
Por outro lado, sob o título "Unibanco junta forças com Itaú", o "Financial Times" sublinhou que "não se questiona a saúde financeira de ambos".

O MAIOR 1
Por aqui, nos sites e portais desde a manhã até a noite, avançando pela escalada de "Jornal Nacional" e outros, as manchetes ecoaram que se trata de uma "fusão", como anunciado oficialmente pelo site do Itaú. E que ela vai criar, aliás, "o maior banco privado do hemisfério sul".

O MAIOR 2
Até o fechamento, o site do "Wall Street Journal" ainda não havia noticiado "compra" ou "fusão". E destacava antes uma reportagem sobre os investimentos do Santander, com o "objetivo de se tornar o maior banco privado do país em lucro", segundo Emilio Botín, seu presidente.

O MAIS MANCO
"New York Times" e "Financial Times" publicaram editoriais esperançosos sobre a cúpula do G20 financeiro, no próximo dia 15, em Washington.
O primeiro lamenta que George W. Bush participe como "o mais manco dos patos", com "sua absoluta falta de credibilidade". Mas avalia que o encontro pode ser útil se for visto como um ponto de partida. "Se preparar o palco para colaboração de verdade, será um sucesso." O segundo também vê "um importante papel" para a reunião, desde que confirme o "compromisso por uma solução coordenada e cooperativa para a crise global".

E SE?
gawker.com
No site Gawker e outros, um pôster pergunta "E se Obama fosse um cara branco e John McCain, um senhor negro?". Registre-se que, ao menos para Pedro Bial, ontem no "JN", Obama não seria "nem branco nem negro"

ALLEN SOBE
politico.com
Mike Allen, criador e maior estrela do site Politico, é perfilado na nova "Newsweek" sob o título "O homem que nunca dorme", com elogios à sua "dedicação sobre-humana" e às "fontes impressionantes". Ele começa a produzir seu Playbook às 3h30 e, postado às 8h30, é referência para toda a cobertura política que se segue.
Mais importante, é um "insider" que "conhece a família de todo mundo" e trata a capital, Washington, como uma comunidade. Ontem, um dia antes da eleição, abriu agradecendo aos "trabalhadores" das duas campanhas, eles que "tiveram a aventura de suas vidas".

DRUDGE CAI
drudgereport.com
As últimas semanas de campanha, com Matt Drudge mais e mais engajado, tiraram o brilho do Drudge Report, que influencia a cobertura americana desde que adiantou reportagem da "Newsweek" sobre o caso Monica Lewinsky.
Desta vez, apostou em "notícias" como a jovem que denunciou ter sido marcada na face com um "B", o que depois se mostrou fraude. O "FT" escreveu ironizando como Drudge havia decaído. E ontem até o Gawker, outro site de grande repercussão, reclamou que "Matt se perdeu". O Drudge Report mostrava então um vídeo de Obama supostamente ofendendo John McCain, com um gesto.

MÃO PESADA
A Fórmula 1 foi a 33 pontos, contra média de 17 até então, segundo a Veja.com. Mas foi após uma semana de "mão pesada" na divulgação global, que culminou sábado com a extensão dos direitos até 2014, notou o Blue Bus.

SÓ GLOBO
Até em Nova York a Fórmula 1 acabou por esconder a vitória de Marilson dos Santos na maratona. Foi o que deu o "NYT", citando "expatriados" que se fixaram na Globo Internacional, para futebol, e só queriam falar de F1.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Ética Pública: Denúncia contra assessor de Lula é arquivada
Próximo Texto: Janio de Freitas: A democracia em dia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.