São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chile vai em direção oposta ao Mercosul

DO ENVIADO AO CHILE

Apesar do discurso de Luiz Inácio Lula da Silva de convite ao Chile para se juntar ao Mercosul, o país caminha nesta semana em direção contrária: está em fase de discussão de um Tratado de Livre Comércio com os EUA.
Os americanos querem fazer do acordo com os chilenos um parâmetro a ser adotado nas negociações da Alca (Área Livre de Comércio das Américas). Há vários pontos considerados polêmicos nessa negociação, como o acordo que prevê o fim de qualquer possibilidade de controle de capitais.
A razão de Lula insistir em ter o Chile no Mercosul é ele crer que o acordo que os EUA querem assinar será um padrão de discussão na Alca. O PT rejeita aplicar no Brasil os pontos polêmicos da negociação. O governo chileno está dividido sobre o acordo com os EUA. Ao Chile, o Mercosul interessaria para estabelecer uma coordenação macroeconômica conjunta, regulando política monetária, inflação e crescimento, ajudando a isolar o país de crises provocadas pelos vizinhos. (PF)


Texto Anterior: O'Neill elogia Lula e processo de transição
Próximo Texto: Made in Franca: Sapatos da posse já estão prontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.