São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise desencadeia guerra velada entre PSDB e DEM

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além da possibilidade de perder o seu único governador, José Roberto Arruda, o DEM já enfrenta uma consequência concreta por conta da crise no DF: a guerra velada com seu principal aliado, o PSDB.
A insatisfação de uma ala tucana, ligada ao governador José Serra (PSDB-SP), com a condução do caso do mensalão do DEM gerou inclusive a tentativa de enfraquecer o presidente da sigla, Rodrigo Maia (DEM-RJ), amigo de Arruda.
A ideia é dar mais poder para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra, a partir do ano que vem.
As insatisfações dos tucanos com Maia vêm desde a época que ele manifestou sua opinião pública favorável à candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência. Com a crise no DF, a insatisfação cresceu.
Primeiro porque Maia fez questão de falar de sua relação pessoal com Arruda. Depois porque ele desagradou aos tucanos ao tentar fazer voltar à mídia a crise do governo de Yeda Crusius (PSDB-RS).
Do outro lado, os democratas estão insatisfeitos com o fato de o PSDB ter deixado o governo Arruda antes mesmo de o partido se reunir para resolver o que faria com o caso.
Apesar disso, Rodrigo Maia e dirigentes do PSDB dizem que a aliança entre os dois partidos não está abalada para 2010.
(MARIA CLARA CABRAL)


Texto Anterior: Kassab diz que vai apurar contratos com a Uni Repro
Próximo Texto: Pré-candidatos do PSDB, Aécio e Serra trocam afagos na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.