São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

O ferro e o petróleo

Na manchete do UOL, à noite, "Bolsa salta, ações da Vale disparam". Na Folha Online, foi a "expectativa pelo pacote chinês". Na Reuters Brasil, foi a "esperança". Na Bloomberg, foi a "especulação sobre plano chinês". Expectativa, esperança ou especulação, até o "China Daily" destacou que "a mídia do mundo está de olho" em Pequim, "nas medidas adicionais de estímulo à demanda interna".
E o "Financial Times" deu que Vale e outras "esperam para ver" antes de fechar novos preços do minério de ferro com a chinesa Baosteel.

 

Mas a alta na Bovespa não se restringe ao ferro. Segundo a manchete do Terra, à noite, ela foi "puxada por Vale e Petrobras".
E o "Wall Street Journal" postou que analistas já veem "sinais de rebote da economia", o que, junto ao corte na produção da Opep, leva a "preços mais altos". E "o único ponto de luz fora da Opep é o Brasil", do qual se espera maior produção.

VALE DEMITE
Não é só no Brasil. O canadense "Globe and Mail" e outros noticiam as 423 demissões anunciadas pela brasileira no país. "A Vale prometeu que não cortaria por três anos." A diferença é que por lá "o governo vai examinar se a mineradora está honrando suas promessas".

BANCO NÃO EMPRESTA
O "New York Times" deu longa reportagem sobre os esforços de países como Japão para financiar seu comércio. E concentrou a atenção no Brasil, onde se acham compradores, mas "os bancos locais cobram tanto que inviabilizam negócio". Daí o crédito nos exportadores.

ELLE VOLTOU
estadao.com.br
Collor e Agripino Maia na home do "Estado"
No enunciado da Veja.com, "Elle voltou". No enunciado da Reuters Brasil, "Collor derrota PT" e agora "por ele passarão todos os projetos relacionados ao PAC" de Lula.
No destaque do site de "O Estado de S. Paulo", "o PMDB e o DEM se juntaram ao PTB de Collor para derrotar o PT". E, "apesar do voto declarado do líder Artur Virgílio, o tucano Marconi Perillo não compareceu à votação".
Na manchete do "Jornal da Band", "PMDB dá a Collor o comando de comissão que aprova grandes obras". Já o "Jornal Nacional" escondeu Collor e só citou na escalada o "Senado em pé de guerra na disputa de comissões".

A CAMPANHA
msnbc.msn.com
A rede NBC, que iniciou a campanha em 11 de fevereiro com um especial no "Dateline", foi entrevistar a secretária de Estado, Hillary Clinton, e só perguntou do pai americano que busca recuperar o filho -que morava no Rio com a mãe brasileira, hoje morta. Hillary comparou ao caso do cubano Elian, dizendo que também agora defende que Sean volte ao pai. Mas ela resistiu à pressão da NBC e afirmou que, no Brasil, "eles têm Judiciário independente como nós". Prometeu se esforçar junto ao Executivo e só. E a NBC agora quer entrevistar Lula.

iht.com
BIKINI
O "International Herald Tribune" publicou, em longa reportagem, e o "Los Angeles Times" repercutiu depois que "o barão da mídia Nizan Guanaes" e outros estão investindo para transformar o Rio em "capital da roupa de banho do mundo", como meio para vencer a crise

JORNALISMO EXPLÍCITO

Âncora do "Big Brother Brasil", atração do Jornalismo da Globo, Pedro Bial deu uma longa entrevista a Maurício Stycer, do iG, e passou informações como "Ralf e Milena fazem sexo com regularidade" e comentários como "eles são bons atores, têm momentos de Sarah Bernhardt". Por outro lado, "o que eu sou? Jornalista, apresentador de telejornal? Ou do entretenimento? Eu sou as duas coisas... O Big Brother me libertou".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Ferroviários protestam no Rio para evitar troca em fundo
Próximo Texto: Lago critica decisão do TSE e vê ameaças à eleição de 2010
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.