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OUTRO LADO
Projeto incluiu outros trabalhos
DA REPORTAGEM LOCAL
"O Projeto SP-450 foi utilizado
com sucesso na divulgação e imagem do banco", informa a Nossa
Caixa. "O projeto conteve o desenvolvimento de logomarca específica com vínculo do banco
aos 450 anos da fundação da cidade de São Paulo, usada até hoje."
O banco diz que o evento incluiu
seminário sobre a fundação da cidade, exposição dos trabalhos por
seis meses e publicação do álbum
"450 anos em 24 horas" e do livro
sobre a história da Nossa Caixa.
Fernando Bueno, sócio da
"Buenas Idéias", diz que o projeto
"era muito maior". Segundo ele, o
ex-gerente de marketing Jaime de
Castro Júnior "não reduziu o preço do projeto". "Ele diminuiu o
projeto, pois achou o orçamento
alto. Foi diminuindo a tiragem
dos livros. As agências de propaganda não participaram", afirma.
"A Nossa Caixa gastou muito
mais na propaganda da marca
que nós criamos para os 450 anos
do que no nosso trabalho de produção", afirma. "Acho uma leviandade [o ex-gerente de marketing dizer que baixou o preço]."
Eduardo Bueno diz que o projeto "não se restringiu a um livro" e
que incluiu um seminário que resultou na publicação de um livro
homônimo ["O Nascimento de
São Paulo"] e um DVD. O documentário fotográfico se transformou em DVD e numa exposição.
Ele diz que os 45 fotógrafos foram remunerados com "cachê
simbólico" porque os demais custos eram altos: "Todos os fotógrafos tiveram um carro, um motorista e um segurança à disposição
por 48 horas. Todos tiveram seguro de vida e de equipamentos. Todos receberam filmes e tiveram
todas suas despesas pagas".
O ex-assessor do banco e do governo de São Paulo, Roger Ferreira, diz que "a contratação de patrocínios pela Nossa Caixa é uma
atribuição da gerência de marketing". Ele acrescenta que "meu
contrato de assessoria com a Nossa Caixa foi rescindido em 1º de
novembro de 2003. Os 450 anos
de São Paulo foram comemorados em 25 de janeiro de 2004". Jaime de Castro Júnior não quis se
manifestar.
(FV)
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