São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

José Alencar defende a nomeação de filósofo

Lula reavaliará a indicação de Mangabeira Unger

DA REPORTAGEM LOCAL
DO ENVIADO A NOVA DELI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em dissonância com integrantes do governo, o presidente em exercício, José Alencar (PRB), defendeu ontem a nomeação do filósofo Mangabeira Unger para a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo. Sem citar nomes, Alencar disse não ter sido o único a indicá-lo para o Ministério.
Alencar afirmou que "há pessoas, e muitas, que o indicaram mais do que eu", acrescentando: "Por isso, nós devemos aceitar as coisas, somos democratas, isso tem que passar. Mas podem estar certos: nessa área que ele vai ocupar, de planejamento para futuro, ele pode prestar relevantes serviços para o Brasil".
Questionado sobre o tempo verbal usado, se Unger "vai ocupar" um ministério, respondeu em inglês: "I don't know [eu não sei]".
Segundo apurou a Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reavaliará a indicação de Mangabeira Unger quando retornar ao Brasil após a viagem de oito dias que faz ao exterior. A posse do filósofo está marcada para 13 de junho.
A entrada de Mangabeira no governo passou a ser objeto de rediscussão depois de ele ter entrado na Justiça dos Estados Unidos com um processo contra a Brasil Telecom, empresa cujos principais acionistas são fundos públicos de pensão.
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria sido uma entusiasta da indicação de Unger.
Ontem, o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, chamou o professor de Harvard de "uma mente brilhante que poderá ajudar o Brasil e o governo". Depois de duas conversas com José Alencar, Walfrido disse acreditar que "esteja tudo resolvido".


Texto Anterior: Foco: Petista visita memorial e diz que Gandhi foi sua inspiração para a política
Próximo Texto: Biocombustíveis: Senadora do PT faz pergunta inusitada a Blair
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.