São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista adota o 'operário versus intelectual'

XICO SÁ
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Ao avaliar o governo de Fernando Henrique Cardoso como um fracasso, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, retomou, em discurso encerrado no início da madrugada de ontem, a polêmica levantada pela atriz e empresária Ruth Escobar, em 1994. Disse ela na época: "Nessa eleição temos duas opções: votar em Jean-Paul Sartre ou escolher um encanador".
Em comício em Porto Alegre, Lula resgatou a peleja entre o operário e o intelectual, agora utilizada para empolgar a platéia: "Não tenho pretensão de fazer nenhuma viagem para o exterior, mas quero provar que um torneiro mecânico pode fazer por este país em quatro anos o que um sociólogo não pôde fazer em oito anos".
A atriz atribuiu a frase, responsável por burburinho entre os intelectuais, ao cineasta Arnaldo Jabor, então colunista da Folha. Ouvira a "boutade" em conversa com o amigo. Sem citar a suposta fonte, Ruth Escobar propôs o seu dilema eleitoral em almoço oferecido à antropóloga Ruth Cardoso, que viria a ser a primeira-dama do país. Dias depois, pediu desculpas a Lula, em artigo publicado neste jornal.
O petista respondeu, na ocasião, com ironia: "A Ruth Escobar pode passar a vida inteira sem um sociólogo, mas não pode passar sem um encanador".
Com o mandato de FHC chegando ao fim, Lula faz críticas à gestão tucana na tentativa de mostrar aos eleitores que formação acadêmica nem sempre é sinal de competência administrativa. Sem a comparação direta, o petista já vinha usando o dilema de outras formas.


Texto Anterior: Campanha: Lula usa falta de diploma para criticar FHC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.