São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Cerco ao grampo

Além do projeto que endurece a punição para grampo clandestino, a ser votado pelo Senado na quarta, vem aí um arrocho nas autorizações judiciais para escutas. Técnicos do Conselho Nacional de Justiça, que debaterá o tema na terça, inicialmente se interessaram por uma experiência feita no TJ-RJ, mas agora defendem um sistema de controle inspirado no que foi desenvolvido pela Polícia Civil de Brasília. Totalmente informatizado, ele dá aos tribunais e ao CNJ acesso aos dados estatísticos das escutas em curso.
O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, propõe que o conselho defina com precisão os casos em que se justifica a autorização do grampo, mediante quais evidências e por quanto tempo. Quer também circunscrever a escuta à pessoa investigada.



É ouro. Relatórios do TCU sobre as instalações do Pan de 2007 no Rio mostram que a Abin recebeu R$ 27,3 milhões para montar seu Centro de Inteligência, mas não informou que tipo de equipamento de "varredura" comprou nem esclareceu quem ficou com esse material: a própria agência ou a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Co-piloto. O Land Rover que o delegado Protógenes Queiroz devolveu nesta semana à Justiça era utilizado, antes de sua apreensão numa operação da PF, em 2007, pelo iraniano Kia Joorabchian, que encabeçava no Brasil a parceria MSI/Corinthians.

Caos aéreo. Parecer do TCU aponta sobrepreço de R$ 71 milhões no contrato entre a Infraero e o consórcio Queiroz Galvão/Constran/Serveng para obras no aeroporto de Guarulhos. O texto identifica irregularidades no projeto básico e problemas nos laudos de impacto ambiental.

O aprendiz. Nomeado "conselheiro administrativo" do consórcio que venceu a licitação para construir a hidrelétrica de Jirau, Sibá Machado (PT-AC) tinha como meta, quando senador, encontrar uma brecha para que o governo do Acre abocanhe uma fatia da arrecadação tributária decorrente da geração de energia em Rondônia.

Milhagem. Com a candidatura de Márcio Lacerda (PSB) para lá de bem encaminhada em Belo Horizonte, seu patrocinador, Aécio Neves (PSDB), inicia um roteiro com cara de 2010 que o levará, hoje, a Criciúma e Camboriú, em Santa Catarina. Na terça, o governador mineiro subirá no palanque do correligionário Beto Richa em Curitiba. Na semana seguinte, irá a Cuiabá e depois a Fortaleza.

Nem vem. Tucanos das mais diversas praças se queixam da idéia da direção nacional de veicular um protesto contra a grampolândia em seus programas eleitorais. Argumentam que, além de perder tempo precioso de TV, o texto proposto é duro demais com Lula, o que, na quadra atual, não dá voto a ninguém.

Avisa lá. Em resposta a insistentes apelos da governadora Wilma Faria (PSB) e do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB), Lula confirmou para dia 19 a ida a Natal (RN), onde tentará ajudar a claudicante Fátima Bezerra (PT). Fará carreata, comício e o que mais for preciso.

Desfile. Depois de dois dias ciceroneando Lula em Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) recebe amanhã o venezuelano Hugo Chávez e, no domingo, a argentina Cristina Kirchner. Os dois visitarão o porto de Suape, vitrine do Estado.

Visitas à Folha. Teotonio Vilela Filho (PSDB), governador de Alagoas, visitou ontem a Folha. Estava com Alberto Jucá, assessor.

Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiro do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Rita Casaro e Ana Domingues, assessoras.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Tarso Genro não apurou o vazamento de informações sigilosas de operações da PF; já José Dirceu procurou as autoridades ao suspeitar que havia sido alvo de espionagem."
De JOSÉ LUÍS OLIVEIRA LIMA, advogado do ex-ministro e deputado cassado, em resposta ao ministro da Justiça, segundo quem Dirceu deveria "procurar as autoridades" em vez de protestar publicamente.

Contraponto

Animador de auditório

Surfando em índices de aprovação sempre acima dos 70% em Pernambuco, Lula se soltou durante a inauguração de um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, ontem, em Petrolina. O presidente criticou a "elite" que se forma "no exterior" e vai à praia de Boa Viagem. Ao lado de uma aluna de psicologia, perguntou:
-Você tem namorado, Janaína?
Diante da negativa da moça, emendou:
-Já que você não tem namorado, eu vou lhe dar um beijo mais carinhoso...
E, sem medo de ser feliz, tascou um beijo na bochecha da universitária, para delírio da platéia.


Próximo Texto: Jobim contesta Felix e diz que Abin tem maleta de grampo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.