UOL

São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Feita com olho no retrovisor"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Marco Maciel, 63, era senador (PFL-PE) em 1988. Tinha sido ministro da Casa Civil do governo Sarney até abril de 1987. No Congresso Constituinte, combateu o estabelecimento de limites ao direito de propriedade privada e o limite de juros em 12% ao ano. Foi contra a liberação do aborto e a instituição da pena de morte. Hoje é senador pelo mesmo partido e estudioso de assuntos constitucionais. Foi vice-presidente de Fernando Henrique (1995-2002):
"As propostas de emendas não obtêm aprovação porque o Congresso teria de fazer só isso. Essa demanda por mudanças tem uma razão histórica. A Constituição surgiu de um pacto político, após um período autoritário, e levou o legislador a redigi-la olhando no retrovisor. As propostas não eram olhando para a frente, mas para o que já havia ocorrido."


Texto Anterior: Personagens: "Sem clima para revisão ampla"
Próximo Texto: "Sinto que estou sendo vingado"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.