São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔO DA ÁGUIA

Presidente da Venezuela discursa contra a Alca e Bush e empolga manifestantes na 3ª Cúpula dos Povos

Mar del Plata é túmulo da Alca, afirma Chávez

MAELI PRADO
ENVIADA ESPECIAL A MAR DEL PLATA

"Mar del Plata é o túmulo da Alca." Em uma frase, de um discurso de mais de duas horas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu aos manifestantes o que esperavam: forte ataque à Alca, bloco comercial defendido pelos EUA.
No estádio onde ocorreu a 3ª Cúpula dos Povos, debaixo de chuva e na frente de uma bandeira de Che Guevara, Chávez pulou, cantou e, como é de praxe, atacou o "imperialismo americano". Disse aos mais de 40 mil manifestantes presentes que os EUA têm plano para atacar militarmente a Venezuela.
"Um jornalista me perguntou sobre uma reportagem que dizia que o Pentágono tem planos militares para agredir a Venezuela. Isso é absolutamente certo. Mas o império americano, em seu desespero, acaba sendo um tigre de papel", discursou e arrancou aplausos. "Respondi que, se isso acontecer nestas terras, começaria a guerra dos 100 anos."
Um dos pontos altos do discurso de Chávez foi o relato da conversa que teve por telefone com o ditador cubano Fidel Castro.
"Hoje falei com Fidel e ele estava vendo o trem pela televisão [o "Expresso da Alba", que transportou manifestantes anti-Bush para Mar del Plata]. Desde que amanheceu, ele está em uma cadeira com a qual o presenteei, vendo este ato histórico", relatou.
O discurso do presidente da Venezuela foi repleto de referências a ícones argentinos, como Eva Perón. "Sou cada vez mais "evista'", afirmou, e cantou um trecho do tango "Adiós Muchachos" -conhecido na voz de Carlos Gardel- trocando a letra por "Hola Muchachos".
Chávez, que seguiu do estádio para a Cúpula das Américas, afirmou ainda que apresentaria aos 33 presidentes um plano de combate à fome, a Ancha (Aliança Contra a Fome), com dez anos de duração e custo de US$ 10 bilhões.
O venezuelano se referiu a Cúpula das Américas como "essa outra cúpula". "Eu vou a essa outra cúpula e com certeza esta [a Cúpula dos Povos] vai me servir de inspiração."
Para o ex-jogador de futebol Diego Maradona não faltaram elogios e pedidos de "viva". "Vem o maquinista Diego Maradona", apresentou Chávez, em referência ao "Expresso da Alba", trem onde Maradona estava presente. O ex-jogador saiu do lugar no tablado, onde assistia o discurso, e fez um pequeno discurso. "A Argentina é digna, mandemos o Bush embora", disse.
O ato da Cúpula dos Povos foi a principal manifestação contra Bush e contra a Alca em Mar del Plata. O evento reuniu mais de 500 organizações sociais internacionais -inclusive brasileiras, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores).


Texto Anterior: Panorâmica - Paraná: Polícia prende advogado de Borba e Janene
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.