São Paulo, segunda-feira, 05 de novembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Mais um


As primeiras cenas na Globo News, à tarde, e as imagens exclusivas da Record News, "instantes depois da queda"

Globo e outras deram "flashes", depois reportagens nos telejornais, e o acidente em São Paulo ficou para os canais de notícias. A Globo News entrou com cenas de helicóptero, também a Band News, com os corpos retirados. A Record News surgiu diante da casa. Nas locuções, "olha, mais um corpo aí" ou "casa simples, seis crianças". Nas entrevistas, "Jefferson, garçom", foi ouvido por todo lado: "o avião deu um ziguezague e desceu de bico na casa", "pessoas com fogo no corpo".
No UOL, "Jatinho cai e mata ao menos sete", depois oito. No Globo Online, "Avião de pequeno porte cai". E na AP, "oito mortos em queda de pequeno avião".
Para registro, no primeiro "flash" da Globo, à tarde, Faustão levantou a hipótese de falta de "fiscalização".

"SIR IAN BLAIR DEVE SAIR"

BBC e outras britânicas destacam apoios a Sir Ian Blair, o chefe de polícia que não quer sair depois da condenação pela morte de Jean Charles de Menezes. E o popularesco "News of the World" diz que novo relatório, esta semana, vai "desculpar" Blair. Já o respeitado "Observer" garante que o relatório a ser liberado "pode afundar Blair" de vez.
No mesmo "Observer", no "Scotsman", até em editorial do "Financial Times", cresce a pressão pela renúncia, "ele deve sair". Entre os motivos, sua desinformação -e "as desgraçadas tentativas da polícia de caluniar Menezes".

"OUTSIDERS"
Depois da imprensa por aqui, do "Miami Herald", do "Washington Post", ontem foi o "New York Times" a falar das "mulheres no comando" nas Américas -da Argentina à Jamaica e talvez aos EUA. Um diretor do Diálogo Inter-Americano, de Washington, diz que a eleição de mulheres, Lula, Evo e outros "outsiders" indica "colapso das estruturas políticas tradicionais".
Já artigo no "Le Monde", "Cristina contra Lula", seguiu com a oposição anterior entre "populistas" e "pragmáticos".

PETROCRACIA
Cresce a campanha contra Hugo Chávez de "JN" e vários outros por aqui. E nos EUA a revista do "NYT" deu na capa "os perigos da petrocracia" do venezuelano. Pergunta se seu "socialismo" não é só "a velha maldição do petróleo".

US$ 100 E ESTÁVEL
A Opep, destacam sites do setor, convocou a "terceira cúpula na história do cartel" para dia 17, para discutir uma "estabilização no preço". Que, confirma o Goldman Sachs, deve passar dos US$ 100.
O GERME E A FÉ

"Wall Street Journal" e outros dão que o presidente do Citigroup cai hoje, ainda efeito da crise no crédito. E o "FT" se pergunta se o "germe dos EUA" vai se espalhar pelo mundo. Arrisca que não, que ameaça Europa, Japão e outros "ligados aos EUA", mas os Brics "podem suportar".
Outro texto no "FT" se inspira no Halloween e atira na Bovespa, "tão racional como festa no cemitério". Diz que, "apesar de todo o panorama positivo de longo prazo, nada no Brasil justifica a fé que estrangeiros estão pondo nele".
NOVA ORDEM SOCIAL

ft.com
No "FT", "sem lugar para se esconder"


O crescimento ameaçador do site Facebook, que uniu Google, MySpace e outros, estimulou artigos testemunhais curiosos e sintomáticos no "WSJ" e "FT" -ensinando aos seus leitores em "crise de meia idade" como é a vida nas redes sociais.
"Guardian" e "NYT" dão que o projeto do Google foi sua forma de sair da armadilha de ter um site social que "pegou no Brasil" e na Índia, mas não nos EUA. Isso, em meio à explosão publicitária na área.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Espírito Santo: Justiça cassa direitos políticos de ex-presidente da Assembléia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.