UOL

São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu defende combate ao crime "doa a quem doer"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem que o governo federal irá combater o crime organizado e o narcotráfico nos Estados "doa a quem doer".
"A União e o governo federal não assumiam suas responsabilidades no combate ao crime organizado e ao narcotráfico. Não assumiam porque o crime organizado e o narcotráfico se infiltraram nas instituições políticas do país e isso precisa ser enfrentado como estamos enfrentando. Doa a quem doer, como é o caso que estamos enfrentando agora em vários Estados. Para o bom entendedor, meia palavra basta".
A afirmação foi feita no seminário ""Fóruns do Planalto", a funcionários da Presidência.
A referência mais evidente de Dirceu é à Operação Anaconda, investigação da Polícia Federal sobre uma suposta quadrilha de advogados, juizes e policiais federais acusados, entre outros crimes, de vender de sentenças.
Para o ministro, o combate ao crime demanda comando único.
"Ultimamente, ando como gato escaldado, tomo cuidado com o que falo, porque o presidente já puxou minha orelha", disse ele ao explicar por que havia optado por ler o texto da sua palestra, em vez de falar de improviso.
Segundo a Folha apurou, Lula repreendeu Dirceu em razão de declarações, no mês passado, em defesa de uma integração militar na América do Sul. Não é possível afirmar, porém, se foi a esse episódio que o ministro se referiu.
(GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Genoino diz que Flamarion é "modelo" de administrador
Próximo Texto: No ar: Adeus, ano velho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.