São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sem ar

Na submanchete do "Financial Times", o "alerta" de economistas latino-americanos de que "o excesso de títulos do Tesouro dos EUA sufoca o acesso da região ao crédito". Em 2009, deve "sugar capital da América Latina", explica o blog de Vinicius Torres Freire, que destacou entre os economistas Guillermo Calvo, de Columbia, e Ricardo Hassman, de Harvard.
Naquele momento, fim de tarde, o G1 entrou com a manchete "Dólar sobe e fecha acima de R$ 2,50". Mas já pela manhã o blog de Luis Nassif dizia que "o perigo mora no fluxo de dólar e a saída começa a preocupar".
De outro lado, o blog de Míriam Leitão comentou que "o que estamos vendo não é fuga de capitais como em 99" e sim remessa de lucro e a compra de dólar por empresas "ainda encrencadas" nos derivativos.



NÃO VENDE...
A queda na venda de carros ecoou por "FT" e Dow Jones, com o número de novembro -e atenção à GM. E no final do dia a manchete da Folha Online ilustrou dizendo que as "Montadoras têm 300 mil veículos nos pátios".

E NÃO PRODUZ
E outras estatísticas já surgiam no topo das buscas de Brasil no Yahoo News, com AFP, e nas manchetes daqui, com "Mais notícia horrível [dire] para o setor automotivo do Brasil". As montadoras "pisaram forte no freio".

DA ARGENTINA...
Enfrentando a alta do dólar por lá também, "La Nación" e outros destacam o anúncio de novo pacote de estímulo. O "FT" sublinhou que é para o setor automobilístico.

ATÉ OS EUA
Nas manchetes de "New York Times", "Washington Post" e "Wall Street Journal", on-line, a volta dos executivos de GM, Ford e Chrysler ao Congresso. Os dois primeiros jornais avaliaram que o novo pedido de resgate estatal foi tratado com novo "ceticismo" pelos parlamentares.

QUIXOTE
Bruno Domingos/br.reuters.com
Lula posou com operários e crianças no Complexo do Alemão e defendeu os "jovens pobres". Depois, falou de si mesmo como Dom Quixote por "tentar pregar otimismo" em meio à crise

POR CHICO MENDES
youngvic.org
Estréia na segunda-feira no teatro Young Vic, em Londres, "o show de Natal mais quente da cidade: Amazônia". É como o "Daily Telegraph" anuncia, em longa reportagem, a peça dirigida por Paul Heritage, que tentou "fugir dos clichês" de futebol e Carnaval -e acabou na Amazônia, no dizer da BBC Brasil, "com suas lendas e mitos, sua música, seu povo", mas também "seu líder, Chico Mendes".
No dia 22 de dezembro se completam 20 anos da morte do líder seringueiro. Heritage diz que então "o Chico era um herói para nós", estudantes ingleses.

POR JEAN CHARLES
dailymail.co.uk
Em sites de jornais ingleses como "Evening Standard" e o tablóide "Daily Mail", a revolta "silenciosa e digna" da família de Jean Charles de Menezes, ontem, contra o "veredicto de morte ilegal" ou "de homicídio injustificável" que foi proibido pelo presidente do inquérito, Sir Michael Wright.
Ele impede o júri de condenar os policiais que mataram o brasileiro. Ontem, após verem os familiares de Menezes com as camisetas (acima), os 11 jurados abriram discussão do veredicto, que sai nos próximos dias.

"FALL OF AN OPPORTUNIST"
economist.com
Com o título "Queda de um oportunista" e o subtítulo "Justiça para um banqueiro controverso", a "Economist", que já havia perfilado Daniel Dantas, noticiou ontem sua condenação a dez anos, "por subornar um policial".
A revista avisa que a "Justiça no Brasil é estragada por cortes obstruídas e recursos sem fim". Que "Tarso Genro diz que o julgamento mostra que as instituições funcionam", mas "é muito cedo para saber se ele está certo".

DO EMBLEMA À CPI
Meses atrás, o blog de Lauro Jardim informava que "a Record acaba de obter uma vitória emblemática contra a Globo", o direito de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012. Ontem, o mesmo blog noticiou que "já há no Senado assinaturas suficientes para abrir a CPI do COB", em meio a campanha que envolve até a ESPN.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Jornalismo: Folha recebe Prêmio Direitos Humanos no RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.