São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenhalgh busca apoio de Alencar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) inaugurou sua campanha para a presidência da Câmara ontem declarando ser "o que mais precisa de apoio". A corrida para o cargo começou com a tentativa de conter a ameaça de candidatura avulsa de outro petista, Virgílio Guimarães (MG), que o baixo clero alega ser candidato mais representativo.
Ao lado dos deputados federais petistas Paulo Delgado (MG) e Paulo Pimenta (RS), Greenhalgh se reuniu ontem por 40 minutos, no Palácio do Planalto, com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar (PL).
Ao chegar no Planalto, o deputado petista disse ter vindo pedir o apoio do PL. "Eu sou o que mais precisa de apoio", disse. Na saída, afirmou que José Alencar garantiu o respaldo. "Saio com o apoio do PL. Ele [Alencar] se comprometeu a conversar com o presidente do partido [Valdemar Costa Neto], pediu para que eu conversasse com o ministro Alfredo Nascimento [Transporte] e que o PL não me faltará", declarou.
Escolhido da bancada petista, procurou não passar recibo público para a movimentação de Virgílio pela candidatura avulsa. "Eu acho que essas coisas vão se arrumando, aos poucos a gente vai ajeitando", disse. Nos bastidores, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o presidente nacional do PT, José Genoino, tentam convencer Virgílio a desistir. O próprio Greenhalgh já o havia contatado anteriormente.
Para a imprensa, ambos mantém a cordialidade, elogiam a trajetória do outro e declaram não haver uma disputa pessoal. De fato, Virgílio faz campanha para presidir a Mesa, mas não declara sua candidatura, o que seria uma violação da decisão da bancada.
Questionado sobre a suposta preferência e popularidade de Virgílio Guimarães, Greenhalgh disse: "A candidatura do PT está feita. Sou eu o candidato. Vou tentar ver se eu mudo a paixão, e eu seja destinatário dessa paixão". Ainda de acordo com Greenhalgh, não há mal-estar no partido: "O Virgílio Guimarães é uma ótima pessoa, meu companheiro. Eu acho que as coisas começaram com uma certa turbulência, mas nós vamos acertando".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dois mundos: Lula confirma que vai a Davos e Porto Alegre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.