UOL

São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Conta serve para enviar dinheiro para o exterior

DA AGÊNCIA FOLHA

Criadas em 1969, as contas CC-5 servem para que empresas multinacionais e firmas brasileiras com interesses no exterior transfiram dinheiro para fora do país. Essas contas também são utilizadas para o envio de dinheiro a brasileiros que moram no exterior.
A sigla CC-5 refere-se à Carta Circular número 5 do Banco Central, que acabou servindo de nome para esse tipo de conta. Essa carta foi substituída em 1996 pela Circular 2677, embora o termo CC-5 ainda seja mantido para se referir às contas de não-residentes.
Investigações revelaram que essas contas também são utilizadas para remessas ilegais de dinheiro para o exterior por meio de "laranjas" -nesse caso, pessoas físicas que tiveram seus dados utilizados para dar aparência legal a movimentações financeiras escusas.
Esses "laranjas" começaram a ser descobertos após investigações feitas pelo Ministério Público Federal. Entre 1996 e 1998, segundo o relatório da CPI do Narcotráfico, cerca de R$ 50 milhões foram enviados ilegalmente ao exterior por meio das contas CC-5.
(JOSÉ EDUARDO RONDON)


Colaborou EDUARDO DE OLIVEIRA, da Agência Folha


Texto Anterior: Investigação: Apuração sobre CC-5 está ameaçada
Próximo Texto: Panorâmica - Piauí: Terceirizados da Saúde fazem paralisação
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.