São Paulo, segunda-feira, 06 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR @ - leitor@uol.com.br


Nova trincheira
O ministro Walfrido Mares Guia (PTB) terá algo com que se preocupar, além de explicar o depósito feito na conta de Marcos Valério. Roberto Jeferson vai lançar um blog sobre política, música e vinhos, dirigindo a mira principalmente para o PT e os petebistas próximos de Lula.

Agenda incômoda
A entrevista de Ratinho com Lula foi realizada no dia 21 de abril de 2004. Marcos Valério ameaça revelar, segundo a "Veja", como repassou dinheiro, "nos primeiros meses de 2004", via José Borba, ex-deputado do PMDB, para que o animador promovesse o governo do PT.

Alistamento eleitoral
Na guerra prevista para a votação do relatório final da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) incluem o vice-presidente, o apagado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), entre os votos favoráveis ao texto do relator.

Leve-me ao seu líder
Delcídio e Serraglio devem se reunir com Jader Barbalho (PMDB-PA), a quem Bentes é ligado, para costurar o apoio do vice ao texto "oficial". Desde já, elogiam a lealdade do paraense.

Gargalo supremo
A CPI dos Correios não avança na investigação sobre parlamentares beneficiados por corretoras ligadas aos fundos de pensão. A Euro, possível fonte de pagamentos, tem os sigilos preservados por liminar do STF.

Na manga
Edmar Moreira (PFL-MG) pedirá a cassação de José Mentor no relatório ao Conselho de Ética, no dia 16. Diz ter um trunfo guardado para usar no parecer.

Jogo de empurra
O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB), e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB), tentam bater o martelo no caso Janene. Aldo tem pressa. Izar diz que a Mesa deve decidir sobre o ex-líder do PP.

Volta anunciada
A Justiça uruguaia determinou a extradição para o Brasil de João Arcanjo Ribeiro, o "Comendador". A CPI dos Bingos aprovou sua convocação, por suspeita de bancar caixa dois do PSDB em MT e de atuar no esquema petista de Santo André.

Última que morre
O marqueteiro João Santana ainda não desistiu de tentar convencer o ministro Antonio Palocci a aceitar a coordenação da campanha reeleitoral de Lula.

Biografia comparada 1
Aos que insistem em lançar a candidatura de Geraldo Alckmin ao Senado, o tucano tem respondido com o exemplo do governador André Franco Montoro, morto em 1999.

Biografia comparada 2
Em 1988, Montoro deixou o Bandeirantes cotado para a disputa presidencial de 1989 e "imbatível" para a do Senado em 1990. Foi derrotado por Suplicy.

Sinal de alerta
O fraco desempenho dos tucanos e o crescimento de Marta Suplicy na pesquisa Ibope fez acender a luz amarela no projeto de Geraldo Alckmin de deixar a qualquer custo o cargo dia 31.

Reserva prudente
No grupo do governador, há quem admita que, caso Serra seja o candidato a presidente, a chance de o PSDB manter o governo paulista é com Alckmin à frente do Estado até dezembro.

Agrado indireto
Tucanos ligados a Alckmin passaram a defender a candidatura de Alberto Goldman, o mais "serrista" dos deputados federais tucanos, para o Senado.

Carona no palanque
O ex-deputado Valdemar Costa Neto, que renunciou para não ser cassado, vibrou com a liderança de Marta nas pesquisas.

TIROTEIO

Da senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) sobre Paulo Okamoto, do Sebrae, ter pago dívida de Lurian, filha de Lula, candidata a vereadora em 1996:
-Além da sociedade do filho com empresa de telefonia, eis outro caso de promiscuidade familiar com o poder público.

CONTRAPONTO

Sempre alerta

Conhecido entre os colegas tucanos pelo temperamento explosivo, o governador Mario Covas, de origem espanhola, cujo aniversário de morte completa cinco anos, não suportava atrasos de seus subordinados.
Certo dia, Covas se preparava para uma viagem e já estava no aeroporto quando notou que o assessor de comunicação ainda não havia chegado. Mesmo assim, ordenou à equipe:
-Vamos embora!
O piloto, obediente, manobrava o avião quando o rapaz, esbaforido, apareceu na saída do hangar, fazendo sinais para que o aparelho parasse.
Na aeronave, o assessor respirou aliviado, pois Covas parecia dormir, sem notar o atraso. O assessor procurava se acomodar na poltrona, quando o governador jogou-lhe um calhamaço:
-É o clipping com as notícias do dia, que você, pelo jeito, não leu!-, disse o governador.


Próximo Texto: Invasões de terra crescem 55% com Lula no Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.