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Gasto segue o Orçamento, diz assessoria
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO
HORIZONTE
O governo de Minas Gerais, por meio de sua assessoria, disse que o Orçamento do Estado cresceu
em todas as áreas ao longo
dos últimos anos e que,
"por conseqüência", o valor aplicado em propaganda acompanhou esse crescimento. Mas ressaltou
que não houve aumento
desse gasto em relação ao
total do Orçamento geral.
"O Orçamento executado pelo governo vem crescendo ao longo dos últimos cinco anos. Entre
2004 e 2007, houve crescimento no volume das despesas e investimentos executados em todas as áreas
do Estado. Por conseqüência, houve acréscimo também no volume de recursos destinados às campanhas de divulgação sobre
ações e programas oficiais
e com a prestação de contas por meio de publicidade nas áreas governamentais", declarou o governo.
O Estado ressalta que
em 2003 havia problemas
de déficit fiscal e que, por
isso, o orçamento para a
propaganda naquele ano
foi "irreal". Após destacar
que 2006 foi um ano eleitoral, a assessoria afirmou
que os anos de 2004 e
2005 seriam os melhores
para estabelecer uma
comparação com 2007.
Comparação
"As despesas com publicidade equivaleram, em
2007, a 0,25% da dotação
orçamentária executada.
Em 2005, foram 0,26% da
dotação final. Em 2004,
0,17%. O comparativo é
importante para demonstrar que não houve sobreposição da despesa com
publicidade sobre outras
despesas do Estado", disse
a assessoria.
Ainda segundo o governo, "as principais ações e
eventos de divulgação são
as campanhas anuais de
educação escolar e os dois
balanços semestrais".
Embora os números levantados sejam rigorosamente os mesmos informados no Balanço Geral
de 2003 a 2006 publicado
pela Secretaria da Fazenda, sob a nomenclatura
"Divulgação Governamental", no item "Comunicação Social", a Secretaria de Planejamento, segundo a assessoria, trabalha com valores menores,
alegando estar incluído
custeio da Subsecretaria
de Comunicação.
A diferença -1% em
2007 e 2005; 3,6% em
2006; 1,8% em 2004 e 9%
em 2003- envolve 41 tipos de despesas, como pagamento de diárias, locação de veículos e equipamentos, material fotográfico e cinematográfico, táxi, serviços de impressão,
limpeza, assinaturas de
jornais e combustíveis.
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