São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Famílias ligadas à Fetag invadem 3 fazendas no RJ

DA SUCURSAL DO RIO

Três fazendas no norte fluminense estão ocupadas desde a semana passada por trabalhadores vinculados à Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) no Rio. As invasões foram pacíficas. Até ontem, não havia ocorrido conflitos armados.
Duas das fazendas -Boa Sorte e Santo Antônio- ficam em Carapebus (a 270 km do Rio), pertencem à Usina Carapebus e têm, juntas, 2.600 hectares. A Fetag informou que 260 famílias estão nos locais. Segundo a entidade, as fazendas foram desapropriadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), e os usineiros já entraram na Justiça com uma ação de reintegração de posse.
A outra fazenda, a Santa Helena, em Campos (a 280 km do Rio), foi invadida na sexta. Cerca de 120 famílias estão no local. Os proprietários já entraram com ordem de despejo, mas a Justiça ainda não deu parecer. Segundo a Fetag, os trabalhadores não pretendem sair.
Nas últimas semanas, outras propriedades foram invadidas no Estado. Desde o dia 27, cerca de 150 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) estão na fazenda Soubara, em Araruama (a 115 km do Rio). Outras 200 famílias do MST continuam na Santa Justina, em Mangaratiba (a 60 km da capital).


Texto Anterior: Campo minado: MST toma outras 4 áreas; invasões já chegam a 40
Próximo Texto: Panorâmica - Imprensa: Dom Paulo Evaristo Arns recebe medalha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.