São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAÇÃO
Ex-primeira-dama divulga fitas com supostas conversas telefônicas mantidas com ex-vereador
Vereador vai processar Nicéa e Viscome

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Reportagem Local


O vereador paulistano Toninho Paiva (PFL) afirmou ontem que vai processar a ex-primeira-dama Nicéa Pitta e o vereador cassado Vicente Viscome por calúnia e difamação.
Em supostas conversas telefônicas de Nicéa com o ex-vereador,Viscome acusa o vereador Toninho Paiva e o deputado federal Gilberto Kassab (PFL-SP) de comandar um esquema de corrupção em cemitérios municipais e em unidades da secretaria municipal dos Esportes.
Na fita, cuja autenticidade ainda não foi confirmada, Viscome cita os ex-secretários Lair Krahenbuhl (Habitação) e Oscar Schmidt (Esportes) e o deputado estadual Marcos Cintra (PL) de serem os beneficiários do esquema.
Os acusados, em notas divulgadas à imprensa, negaram as acusações.
Uma das denúncias é a de que as reformas nas unidades esportivas do município foram superfaturadas em benefício de Paiva e de Kassab.
"Ele (Kassab) fazia acordos com Toninho Paiva", afirmou Viscome na fita.
Na conversa gravada, Viscome afirma que o vereador Toninho Paiva, que comandava politicamente o cemitério municipal Quarta Parada, mandava fazer caixões maiores do que a cova. Assim, segundo ele, as pessoas tinham que pagar R$ 300 para adaptar o tamanho do caixão.
As gravações, feitas por Nicéa, foram entregues ao Ministério Público em 29 de março. As conversas foram transcritas por peritos do Instituto de Criminalística e estão sendo analisadas pela procuradoria que apura crimes praticados por prefeitos.
"Já recebemos todas as degravações, que estão sendo analisadas. Precisamos ainda confirmar a autenticidade da voz de Viscome", disse o assessor da Procuradoria Geral de Justiça Carlos Cardoso.
Para o Ministério Público, a voz que aparece na gravação é "muito parecida" com a do vereador Vicente Viscome, mas apenas um laudo pericial poderá confirmar a autenticidade.
As denúncias de corrupção nos departamentos municipais com supostos envolvimentos de vereadores também são alvo de investigação da Polícia Civil.

"Triste"
O vereador Toninho Paiva afirmou que as acusações feitas na gravação são "absurdas" e que vai processar Nicéa e Viscome, na próxima semana, por danos morais. "As denúncias não têm consistência", afirmou Paiva.
O jogador de basquete Oscar Schmidt, ex-secretário dos Esportes, disse, por meio de nota à imprensa, que ficou "triste" com as denúncias.
"Tenho a dizer apenas que fico muito triste que queiram envolver meu nome nessa confusão em São Paulo. A minha cabeça está voltada somente para o meu trabalho aqui no Rio de Janeiro, que é jogar basquete", afirmou Oscar.

Nicéa
A ex-primeira-dama Nicéa Pitta afirmou que também ficou triste (referindo-se à nota de Oscar) com as denúncias de corrupção.
"As denúncias foram feitas por Viscome, mas eu já sabia de quase tudo. Também fico triste com essas histórias", afirmou Nicéa.
Nicéa afirmou que Toninho Paiva já sabia que ela estava com as fitas gravadas e tentou intimidá-la ao declarar que ela já tinha uma "cova" no cemitério.
O vereador falou isso, segundo ele, em clima de "brincadeira", durante uma entrevista, no mês passado.


Texto Anterior: Renan rebate acusações de ex-coronel
Próximo Texto: Leia trecho da conversa gravada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.