São Paulo, domingo, 06 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

Candidato do PDT se apóia em escolas que levam nomes dos ícones esquerdistas para vencer seu 3 pleito

Che e Fidel são trunfo de campanha no RN

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL E CANGUARETAMA (RN)

As escolas em tempo integral rebatizadas com os nomes Comandante Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Libertador Simón Bolívar, instaladas em Canguaretama (77 km de Natal), serão o principal trunfo na próxima disputa eleitoral de Jurandir Freire Marinho (PDT), 46, que busca seu terceiro mandato consecutivo para prefeito no Rio Grande do Norte.
Marinho dá mostras de que pretende montar um feudo político. Além de buscar eleger-se prefeito de Pedro Velho (88 km da capital) neste ano, depois de cumprir dois mandatos em Canguaretama, tenta emplacar a mulher, Fátima Marinho (PDT), 46, na Prefeitura de Baía Formosa (106 km de Natal). Ela é a atual secretária da Ação Social de Canguaretama.
Há dois anos, conseguiu eleger a filha, Gesane Marinho (PDT), 24, deputada estadual, então sem nenhuma experiência política. E deixa na administração de Canguaretama seu vice e fiel escudeiro, Edmilson Faustino (PDT), 41, que tentará a reeleição.
Marinho recebeu a reportagem na terça-feira, no seu escritório político em Natal. Por vezes, deu ordens a funcionários chamados pelo tilintar de uma sineta.

As escolas
Duas estátuas, uma de Fidel e outra de Che Guevara, estão na entrada da Comandante Fidel Castro, que fica na BR-101.
Em meio às explicações sobre os diferenciais das três escolas, Marinho disse que gostaria de ter implantado nelas um sistema inspirado na disciplina militar, para otimizar o aprendizado. Mudou de idéia aconselhado por sua secretária da Educação, Hortência Gomes da Costa Freire. "Esse excesso de democracia às vezes evita que as coisas aconteçam", disse.
Consultada posteriormente, a secretária destacou a permanência das crianças em tempo integral nas escolas, das 7h às 16h30. "Além disso, as escolas ajudam no resgate da cidadania dessas crianças, que, na maioria dos casos, fazem parte de famílias totalmente desestruturadas", disse.
A reportagem visitou as três escolas na quarta passada. Perguntou a alunos quem foram o argentino Che Guevara (1928-1967) e o venezuelano Simón Bolívar (1783-1830), e se sabiam quem é Fidel Castro, ditador cubano. Ninguém se arriscou a dizer.
As últimas duas divulgações do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), medido pela ONU (Organização das Nações Unidas), revelaram avanços em Canguaretama. Em 1991, o índice foi de 0,505. Em 2000, o dado mais atualizado, subiu para 0,68. Quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação.
Marinho decidiu entrar para a política depois de desistir de cursos de odontologia e economia. Antes de ser eleito e reeleito prefeito de Canguaretama em 1996 e 2000, havia perdido em duas tentativas anteriores.



Texto Anterior: Quércia quer "baixar o sarrafo no PT"
Próximo Texto: Ex-prefeito apoiou candidato de clã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.