São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Loira e milionária

Alexandre Garcia arriscou no "Bom Dia Brasil" que "o país parece mais interessado na Copa" do que no julgamento de Suzane von Richthofen.
Já para o despacho da Associated Press, no site do "Washington Post" e outros, sob o título "Julgamento quente cativa o Brasil":
- Jovem rica e seu ex-amante vão a julgamento por assassinato dos pais dela, no caso que prende a nação com os detalhes assustadores de um affaire proibido que cruzou as rígidas fronteiras de classe do Brasil.

Ontem, estava certa a AP. O dia foi ocupado pelo julgamento, com internet, a cobertura intermitente das rádios, os helicópteros de televisão, as escaladas dos telejornais.
Na Jovem Pan, pela manhã, dizia o advogado que, se Suzane "não fosse linda, loira e milionária", a mídia não se interessaria. Depois, a rádio descreveu como o pai de Daniel e o irmão de Suzane tiveram "um encontro inusitado", com o primeiro esboçando aceno e o irmão recusando.
Enunciados nos portais traziam notícias como "Suzane fica ao lado de Daniel, mas não encara o ex", no Terra, ou "Advogado de Suzane ameaça abandonar o júri", no UOL.
Advogados das duas partes e até o promotor debatiam por links, ao vivo na Record. O advogado de Suzane e a apresentadora Ana Hickman estiveram perto do bate-boca, quando o primeiro insinuou que as mulheres são submissas aos homens que amam.
Na Globo, um dos sorteados para acompanhar o julgamento se dizia "ansioso". A própria emissora descreveu como "o julgamento que atrai a atenção de todo o país".
 
Fim de tarde e tudo acabou, na manchete da Folha Online, "Manobra de advogados adia júri de Suzane para julho".
Não importa. Lá estava o helicóptero da Globo mostrando a volta de Suzane para casa, "no bairro do Morumbi". E prosseguia pelas rádios e depois telejornais a retórica de advogados e promotor.
Na manchete do "Jornal da Record", "Adiado o julgamento de Suzane Von Richthofen: os advogados da estudante abandonaram o plenário, e os defensores dos irmãos Cravinhos nem apareceram".

A REVOADA

Reprodução
Ao vivo, Record e Band (abaixo) aguardam a saída de Suzane

Reprodução
Rede TV! mostra saída; Globo, depois, cruza a cidade (abaixo)


Foi outro dia de revoada de helicópteros. Em meio aos links do Morumbi, da cadeia de Pinheiros e do fórum da Barra Funda, os programas de Ana Maria Braga a Xuxa, do "Bem Família" na Band ao "Hoje em Dia" na Record, acompanharam do ar -e até dependurados em árvores- os movimentos de Suzane von Richthofen.
Para passar o tempo, debates com promotores, receitas culinárias, desenhos infantis etc.

UM MINUTINHO SÓ
Quanto à Copa do Mundo, a notícia do dia, ontem no final da tarde na Globo, era que "Robinho e Ronaldo foram os últimos" a voltar da folga:
- E não chegaram atrasados por um minutinho só.

URUCUBACA
Reinaldo Azevedo, no blog de oposição Primeira Leitura:
- Não é o caso de jogar urucubaca nos canarinhos. Apear Lula do poder é tarefa de outros jogadores -que, por enquanto, se recusam ao jogo e só dão toquinho de lado.

TOQUINHO DE LADO
De lado ou não, o jogo prossegue. Ontem a OAB entregou "notícia-crime" contra Lula. Do blog de Josias de Souza:
- Chega a ser cômico, a um mês do início da campanha. A OAB, que não teve coragem de agir por sua conta, tenta pegar carona em trabalho alheio.
Mas tem mais carona. O blog de Fernando Rodrigues registrou que o Supremo pode julgar esta semana "uma ação do PT para "desenterrar" os mais de 65 pedidos de CPIs na Assembléia de São Paulo", contra Geraldo Alckmin.

Leia as colunas anteriores


Texto Anterior: PT se aproxima de Erundina para salvar aliança com PSB
Próximo Texto: Questão indígena
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.