São Paulo, quarta-feira, 06 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Insegurança

O blog de Fernando Rodrigues no UOL abriu o dia dizendo que a "operação da Polícia Federal é boa para lustrar a imagem de Lula", ao menos "por enquanto".
O blog de Ricardo Noblat no Globo Online foi pela mesma linha, "Lula vai faturar um horror com essa de a PF vasculhar a casa do irmão". Veio a Globo e, na entrevista com Lula na Índia, confirmou as suspeitas. E no início da noite, na manchete da Reuters Brasil, "Oposição adota cautela e diz que Lula pode usar a investigação do irmão para se vangloriar". Roberto Jefferson, em seu blog, com reprodução no Globo Online, foi além e alertou que "a busca na casa do irmão parece um pretexto para agudizar ações" que causam "insegurança quanto a garantias individuais".
De volta a Lula, o problema talvez nem seja o irmão, mas o "compadre", já nas manchetes do "JN", ontem.

AGORA É FEDERAL
A velha UNE corre atrás da ocupação na USP -e ontem, na manchete do portal iG, "Alunos ocupam as reitorias de universidades de quatro Estados", todas federais.
Mas a notícia surgiu antes no site do MST, e as quatro se adiantaram à data marcada pela UNE. Nada garante que a entidade, ligada ao PC do B e afastada dos estudantes da USP, esteja no comando dos movimentos de ocupação.

COMO RECOMEÇAR?
O blog Ocupação da USP, do movimento que toma o MST como modelo de organização apartidária, vem convocando uma "Plenária Nacional" para o dia 16 na "reitoria ocupada". Quer "unificar e potencializar a mobilização" contra os governos estaduais e federal.
Em poesias postadas, o blog se diz "farto do lirismo bem comportado" e "político" -e vem perguntando "como acordar, como recomeçar?".

lavanguardia.es
O protesto no "Vanguardia"

"REVOLUÇÃO" E OCUPAÇÃO
O "La Vanguardia", de Barcelona, destacou e o UOL traduziu ontem "A revolução educacional chega ao Brasil". É uma longa reportagem sobre o programa do ministro Fernando Haddad. Não se toca em movimento estudantil, mas a foto editada no alto do texto é de "alunos da universidade pública de São Paulo (USP), em greve pela autonomia universitária, durante protesto".

A MÃO DE MURDOCH
Na manchete do "Wall Street Journal", "Na carreira de Murdoch, uma mão sobre as notícias", um longo relato sobre o "estilo agressivo" do empresário que quer comprar o próprio "WSJ" e que "borra limites" e invade a cobertura.
De outro lado, no noticiário do dia na home do jornal, "Murdoch descreve encontro como construtivo", sobre a primeira reunião que ele teve com os acionistas do jornal.

OUTROS BILIONÁRIOS
Já na manchete do site do "Financial Times", "Burkle estuda entrar na arena" para comprar o "WSJ". Ele é "um bilionário da Califórnia com relações estreitas com os Clintons" -democratas. Rupert Murdoch tem ligações estreitas com republicanos.
A reportagem do "FT", além de Ron Burkle, lista o também bilionário Warren Buffett como uma eventual alternativa contra Murdoch.


Soros no "Jornal da Globo"

O CARTEL CONTRA-ATACA
A reação ao etanol chegou à Opep, ao se abrir o G8. No destaque no "FT", "Cartel avisa países ocidentais que esforço para produzir biocombustíveis pode levar preço do petróleo a "atravessar o teto'". A ameaça visa os EUA.
Por aqui, o encontro sobre etanol achou sua estrela em George Soros, entrevistado por todo lado. "Especulador" até na Globo, ele abraçou a expressão, descrevendo que seus investimentos em álcool no país "são especulativos" -e ele, "um especulador do etanol", por causa do eventual excesso de produção "se os mercados mundiais não se abrirem". Se EUA e Europa não derrubarem suas tarifas.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Elio Gaspari: O perigo de um Trem Bala-Perdida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.