São Paulo, sábado, 06 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGs elegem congressistas "inimigos da Amazônia"

Políticos rejeitam título; lista também escolhe os "amigos"

ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No Dia do Meio Ambiente, comemorado ontem, sete organizações ambientalistas divulgaram uma lista com os congressistas "amigos e inimigos da Amazônia". São nove "inimigos" contra sete "amigos".
Os "inimigos", segundo os ambientalistas, são os senadores Kátia Abreu (DEM-TO); Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Flexa Ribeira (DEM-PA) e Romero Jucá (PMDB-RR). E os deputados: José Guimarães (PT-CE), Aldo Rebelo (PC do B-SP), Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), Homero Pereira (PR-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC).
A lista foi feita por Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Greenpeace, Instituto Socioambiental, Fórum Brasileiro de ONGs, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), entre outras entidades.
Os "amigos" são Marina Silva (PT-AC), José Nery (PSOL-PA), Sarney Filho (PV-MA), Aloizio Mercadante (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Renato Casagrande (PSB-ES) e Paulo Teixeira (PT-SP).
Classificado de "inimigo", Aldo disse que sempre defendeu a floresta. Ele foi selecionado, segundo as ONGs, por ser autor de projeto que visa parar com demarcação de terra indígena.
Kátia Abreu afirmou que "essas listinhas" não a intimidam e que o debate tem que ser técnico. Jucá também rejeitou o título. "Antes de se intitularem como os únicos defensores da floresta, eles precisam primeiro morar na Amazônia."


Texto Anterior: Petrobras usa blog para vazar reportagens
Próximo Texto: Judiciário: CNJ diz que TJs do Centro-Sul terão inspeção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.