São Paulo, Domingo, 06 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para deputados, muitos omitem

da Sucursal de Brasília

Deputados cujos gastos de campanha estão entre os 20 maiores da Câmara disseram que muitos candidatos omitem doações na prestação de contas à Justiça Eleitoral. "Nem todo mundo declara como deveria", disse o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Segundo a prestação de contas de Temer, ele gastou R$ 500 mil na campanha para deputado federal. "Fui obrigado a gastar isso. Não dá para fazer campanha com menos. Foram gastos inevitáveis", disse.
Temer afirmou que, como não tem votos concentrados em uma única região, teve de percorrer o Estado inteiro durante a campanha. Para ele, o cargo de presidente da Câmara não facilitou a arrecadação de fundos para a campanha. "Não foi fácil. Os recursos não vieram à mão cheia", disse.
O líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG), disse que segue a legislação "rigorosamente" na prestação de contas da campanha. "E estimulo que essa seja a regra, mas, infelizmente, ainda não é."
Segundo Aécio, as doações para a campanha são motivadas pela sua atuação parlamentar.
"Eles (doadores) devem me considerar peça importante na condução do processo de estabilização econômica com desenvolvimento. Eles devem achar que a minha eleição é importante para Minas e também no plano federal ", disse.
Para o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), a sua campanha não é "cara". Ele usou o mesmo argumento de Temer: tem votos espalhados pelo Estado. "Fiz campanha em todo o Estado e tive votos em 551 municípios", disse.
Segundo Marquezelli, a despesa com a manutenção da estrutura de campanha do ano passado foi alta. "Eu preciso de mais carros, de mais cabos eleitorais", afirmou.
João Caldas (PMN-AL) teve a quinta campanha mais cara entre os deputados eleitos. "A diferença é que eu assumo os apoios à minha candidatura. Muitos pegam dinheiro de empresas e não declaram, mentem, escamoteiam. Não tenha nada a esconder. Foi dinheiro lícito", disse. (LUIZA DAMÉ)



Texto Anterior: ELEIÇÕES S/A
Doações disparam em 98

Próximo Texto: Campanha de Covas custou R$ 7,6 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.